Governo lança programa com investimentos de R$ 700 milhões para Amazônia

In Economia, Geral, Meio Ambiente

A parceria com 70 municípios prevê a redução de desmatamentos e incêndios zero até 2030 na Amazônia.

Elinelma Vasconcelos

Uma iniciativa do governo federal lançou, nesta terça-feira (9), o Programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia. Foi realizada uma cerimônia no Palácio do Planalto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e com representantes dos municípios prioritários. 

O objetivo da reunião foi anunciar a injeção do equivalente a R$700 milhões em investimentos na Amazônia. A intenção dos investimentos é reduzir os incêndios e desmatamentos ocorridos com frequência. Mais de 70 municípios foram catalogados e colocados como prioritários para participar da iniciativa.

O governo conta com a parceria dos municípios para atingir a meta de desmatamento zero até 2030, e ao mesmo tempo apoiará os municípios com ações para prevenção, monitoramento, controle e redução da degradação. Quanto maior a redução anual do desmatamento e da degradação, maior será o valor investido.

Estão aptos a participar do programa os Municípios que foram responsáveis por cerca de 78% do desmatamento no ano de 2022.

Expectativa

O fundo de investimentos beneficiará mais de 30 mil famílias com pagamentos. Esses serão para quem realizar serviços ambientais, ações de assistência técnica e do manejo sustentável. Os pagamentos de serviços ambientais para assentamentos, por meio do Projeto Floresta +, beneficiarão 22 mil famílias ainda em 2024.

Outras ações

As previsões do governo para o programa até 2026 são incluir escritórios de governanças já no primeiro ano com os municípios que aderiram à iniciativa. Das 70 cidades consideradas prioritárias, 53 declararam adesão. Serão criadas mais de 30 brigadas municipais para prevenção e combate a incêndios florestais.

Foto: Serra na Amazônia/Arquivo Pessoal- Elinelma Vasconcelos

You may also read!

Como são medidos os terremotos?

Os sismógrafos são os instrumentos que registram as ondas sísmicas provocadas pelo movimento das placas tectônicas. Davi Sousa Dois

Read More...

Você conhece a Síndrome de Wendy?

Quando o cuidado excessivo se torna uma armadilha. Nicoly da Maia No dia a dia, muitas pessoas colocam as

Read More...

Enxaqueca aura: entenda como funciona e como tratar

Dentre os três tipos de enxaqueca, a com aura é a que se caracteriza pelas alterações sensoriais.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu