Governo lança programa com investimentos de R$ 700 milhões para Amazônia

In Economia, Geral, Meio Ambiente

A parceria com 70 municípios prevê a redução de desmatamentos e incêndios zero até 2030 na Amazônia.

Elinelma Vasconcelos

Uma iniciativa do governo federal lançou, nesta terça-feira (9), o Programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia. Foi realizada uma cerimônia no Palácio do Planalto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e com representantes dos municípios prioritários. 

O objetivo da reunião foi anunciar a injeção do equivalente a R$700 milhões em investimentos na Amazônia. A intenção dos investimentos é reduzir os incêndios e desmatamentos ocorridos com frequência. Mais de 70 municípios foram catalogados e colocados como prioritários para participar da iniciativa.

O governo conta com a parceria dos municípios para atingir a meta de desmatamento zero até 2030, e ao mesmo tempo apoiará os municípios com ações para prevenção, monitoramento, controle e redução da degradação. Quanto maior a redução anual do desmatamento e da degradação, maior será o valor investido.

Estão aptos a participar do programa os Municípios que foram responsáveis por cerca de 78% do desmatamento no ano de 2022.

Expectativa

O fundo de investimentos beneficiará mais de 30 mil famílias com pagamentos. Esses serão para quem realizar serviços ambientais, ações de assistência técnica e do manejo sustentável. Os pagamentos de serviços ambientais para assentamentos, por meio do Projeto Floresta +, beneficiarão 22 mil famílias ainda em 2024.

Outras ações

As previsões do governo para o programa até 2026 são incluir escritórios de governanças já no primeiro ano com os municípios que aderiram à iniciativa. Das 70 cidades consideradas prioritárias, 53 declararam adesão. Serão criadas mais de 30 brigadas municipais para prevenção e combate a incêndios florestais.

Foto: Serra na Amazônia/Arquivo Pessoal- Elinelma Vasconcelos

You may also read!

Mais de 1 bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente no mundo

Enquanto 780 milhões de pessoas passam fome, 132 kg em média de alimentos são desperdiçados por pessoa a cada

Read More...

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu