Governo lança programa com investimentos de R$ 700 milhões para Amazônia

In Economia, Geral, Meio Ambiente

A parceria com 70 municípios prevê a redução de desmatamentos e incêndios zero até 2030 na Amazônia.

Elinelma Vasconcelos

Uma iniciativa do governo federal lançou, nesta terça-feira (9), o Programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia. Foi realizada uma cerimônia no Palácio do Planalto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e com representantes dos municípios prioritários. 

O objetivo da reunião foi anunciar a injeção do equivalente a R$700 milhões em investimentos na Amazônia. A intenção dos investimentos é reduzir os incêndios e desmatamentos ocorridos com frequência. Mais de 70 municípios foram catalogados e colocados como prioritários para participar da iniciativa.

O governo conta com a parceria dos municípios para atingir a meta de desmatamento zero até 2030, e ao mesmo tempo apoiará os municípios com ações para prevenção, monitoramento, controle e redução da degradação. Quanto maior a redução anual do desmatamento e da degradação, maior será o valor investido.

Estão aptos a participar do programa os Municípios que foram responsáveis por cerca de 78% do desmatamento no ano de 2022.

Expectativa

O fundo de investimentos beneficiará mais de 30 mil famílias com pagamentos. Esses serão para quem realizar serviços ambientais, ações de assistência técnica e do manejo sustentável. Os pagamentos de serviços ambientais para assentamentos, por meio do Projeto Floresta +, beneficiarão 22 mil famílias ainda em 2024.

Outras ações

As previsões do governo para o programa até 2026 são incluir escritórios de governanças já no primeiro ano com os municípios que aderiram à iniciativa. Das 70 cidades consideradas prioritárias, 53 declararam adesão. Serão criadas mais de 30 brigadas municipais para prevenção e combate a incêndios florestais.

Foto: Serra na Amazônia/Arquivo Pessoal- Elinelma Vasconcelos

You may also read!

Os encantos históricos de Siwa: uma alternativa tranquila aos destinos turísticos tradicionais

Paula Orling O Egito é famoso por suas atrações turísticas tradicionais que enchem os olhos dos visitantes. Realmente é

Read More...

Como são medidos os terremotos?

Os sismógrafos são os instrumentos que registram as ondas sísmicas provocadas pelo movimento das placas tectônicas. Davi Sousa Dois

Read More...

Você conhece a Síndrome de Wendy?

Quando o cuidado excessivo se torna uma armadilha. Nicoly da Maia No dia a dia, muitas pessoas colocam as

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu