Hoje é comemorado o dia do Diagramador e Revisor

In Geral

A data homenageia os profissionais que dedicam suas habilidades para facilitar a leitura

Sara Rabite e Victória Coelho

Hoje, 28 de março, é comemorado o dia do Diagramador e do Revisor no Brasil. Esses profissionais desempenham funções diferentes, mas que se completam. O diagramador desempenha uma função relacionada diretamente à arte do texto. Ele organiza as imagens, legendas, títulos e texto deixando o conteúdo harmônico e criativo. Já o revisor é o especialista na gramática. É ele que corrige os erros e as discordâncias, atuando como o fiscal da língua.

Existem muitos profissionais apaixonados pelo que fazem. O jornalista e revisor Thiago Basílio se sente feliz e satisfeito com sua função, que começou há alguns anos quando ainda era aluno do curso de jornalismo do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-EC). Ele dedicava suas horas de trabalho na Editora da instituição, a Unaspress. Ainda como aluno bolsista foi ensinado a fazer revisão.

Após a conclusão do curso e trabalhar em outros lugares, a editora o convidou para retornar. Com o convite, ele se profissionalizou na área. “A revisão é uma possibilidade que o jornalismo me deu. Não é uma carreira que você estuda na faculdade, mas pela bagagem que proporciona, com questões da palavra, do texto, fica mais fácil”, aponta.

Já o diagramador trabalha em parceria com o revisor. O diretor de arte Fábio Roberto decidiu seguir essa vertente quando morava em Brasília e trabalhava em um setor de gráficas que produzia livros impressos. Com a oportunidade de seguir a carreira o interesse veio junto. Fez o curso de design gráfico e está na área até hoje. O trabalho desenvolvido pelo diagramador é laborioso, mas ao mesmo tempo, recompensador. “A rotina é bem tensa. Procuro aproveitar cada momento focando no trabalho que apesar de complicado é bem gostoso e proveitoso”, revela.

A rotina de um revisor é árdua. Exige concentração e empenho. Por dia, Thiago costuma revisar de dois a três textos. No caso de livros, por exemplo, demora de duas a três semanas para revisar 200 páginas. Apesar das funções que exigem total esforço e dedicação, o entusiasmo de fazer aquilo que gosta é o segredo para a excelência. “A área de diagramação é muito interessante e está crescendo, aprimorando e criando algumas tendências. Sempre tem alguma coisa nova para aprender”, expõe Roberto. A atividade exercida por esses profissionais proporciona um sentimento de impulso para continuar. “Eu gosto muito de revisar textos porque é um desafio você reorganizar um ‘quebra-cabeça’. Você pegar e consertar tudo aquilo é uma motivação muito grande”, reflete Basílio.

Crédito da foto: https://goo.gl/zue3x1

You may also read!

Dengue e Covid: os diferentes sintomas das doenças

Febre e dor de cabeça são sintomas comuns, e especialistas apontam quais devemos nos alertar.  Davi Sousa O Brasil

Read More...

Como as microssonecas afetam nossa saúde

As “inofensivas” sonecas que duram apenas segundos podem significar uma péssima rotina de sono. Nicoly da Maia As microssonecas

Read More...

Governo lança programa com investimentos de R$ 700 milhões para Amazônia

A parceria com 70 municípios prevê a redução de desmatamentos e incêndios zero até 2030 na Amazônia. Elinelma Vasconcelos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu