Inadimplência sobe em todos os cenários da educação privada.

In Economia

O crescimento do índice foi maior em instituições de ensino superior

Gabriel Buss

 

Um levantamento realizado recentemente pela Serasa Experian mostra que, tanto nas essas de ensino infantil, fundamental e médio quanto nas universidades, a inadimplência cresceu. No entanto, os alunos do ensino superior são os que devem mais. O número aumentou em 38,4% nos últimos dois anos.

Na opinião do universitário Kelsion Renan, a principal causa desse aumento é a atual crise econômica pela qual o país passa. “Outro fator que tem feito muitos ficarem devendo é a inversão de valores. A educação não tem sido a prioridade da maioria”, completa. Ainda de acordo com ele, para acertar as contas com a instituição de ensino, é necessário acordos financeiros e debates sobre quais opções o aluno tem para quitar suas dívidas.

Para o consultor financeiro, Felipe Benfenati, o estudante deve ter em mente o planejamento e sempre assim que receber seu dinheiro, precisa separar o suficiente para o pagamento da mensalidade. Além disso, ele acrescenta que o ensino a distância é uma opção considerável a quem pretende economizar. Benfenati também opina sobre o que as universidades privadas deveriam fazer para continuar trazendo estudantes “A instituição privada deve reduzir ao máximo seus gastos para oferecer aos seus alunos mensalidades acessíveis e assim atrair mais alunos”, diz.

Já na área de ensino infantil, fundamental e médio, Roberto Ferreira, tesoureiro de uma empresa do ramo, diz que as escolas incentivam a educação financeira dos pais e responsáveis. Para ele, o pai que tem seu filho em uma instituição privada, deve avaliar se ele realmente tem como prioridade a educação de qualidade de seu filho ou se ele tem outras preferências. ”Foco e planejamento são elementos essenciais para evitar a inadimplência”, completa. 

 

 

 

 

You may also read!

Conheça o benefício do povo

O governo brasileiro dispõe de benefícios sociais à população que são programas de transferência de renda oferecidos pela União

Read More...

Número de médicos no Brasil quadruplica e desigualdade persiste

Relatório reafirma o que muitos já sabem: a desigualdade não é uma preocupação. Lucas Pazzaglini A notícia não é

Read More...

Cerca de 70% dos trabalhadores mentem em seus currículos

De acordo com nova pesquisa de Comportamento de Candidatos a Emprego, foi descoberto taxas altas de mentira no processo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu