Matemáticos e cientistas comemoram o Dia do Pi

In Ciência e Tecnologia, Geral

Data coincide com aniversário do físico Albert Einstein, criador da teoria da relatividade. 

Ana Beatriz Toyota

Hoje, 14 de março, é comemorado o “Dia do Pi”. Usado para calcular círculos, arcos e pêndulos, o Pi começou a ser estudado desde a Grécia Antiga pelo matemático Arquimedes. A data festiva marca o 34º aniversário desde a primeira celebração. O evento pioneiro foi dirigido pelo físico Larry Shaw na cidade de São Francisco, Califórnia. 

O algoritmo é representado pela 16ª letra do alfabeto grego, e desde sua descoberta chama a atenção por sua peculiaridade e importância. A data comemorativa é compatível com o nascimento do físico Albert Einstein (1879), e o dia da morte de Stephen Hawking (2018), dois grandes nomes da matemática. 

História e uso 

Na antiguidade a constante numérica começou a ser estudada pelos egípcios e babilônios até chegar à Grécia, sendo enfim revisada pelo matemático Arquimedes, que chegou ao valor aproximado de 3,142. A partir disso o Pi manteve seu papel como protagonista em fórmulas e cálculos que envolviam figuras circulares. 

O Pi é a relação do diâmetro de um círculo com a sua circunferência. É muito utilizado na matemática geral, dando destaque a assuntos como geometria e física aplicada. Sua descoberta foi essencial para levar o homem à lua. 

Sob a perspectiva de quem utiliza o Pi todos os dias, o doutor Jorge Rodríguez, matemático e professor dos cursos de Engenharia do UNASP diz: “Acredito que a descoberta do número Pi como sendo a razão entre o comprimento do círculo e seu diâmetro foi fundamental para a matemática, mediante ele foi possível a escrita de comprimentos de circunferências, assim como áreas das mesmas”.

Além disso, Jorge também ressalta a maior precisão que o número ofereceu para a matemática. “A descoberta do Pi deu para a matemática um jeito mais certo de escrever valores numéricos sem arredondamento”, finaliza o professor Jorge. 

O estudante do 3º ano de Engenharia Civil Leonardo Massato declara que a participação do Pi na história foi essencial para a construção do mundo que temos hoje. “A descoberta do Pi ajudou na criação do GPS e dos meios de comunicação, como o celular, por meio de ondas eletromagnéticas. Permitiu o desenvolvimento das fórmulas gravitacionais. Possibilitando uma melhor compreensão sobre as leis que regem o nosso mundo”, ressalta. 

Uma celebração de mesa redonda

O Dia do Pi teve seu início em 1988, com o evento realizado no Museum Exploration, em São Francisco, Califórnia. A data 14 de março não foi escolhida por acaso, isso porque na datação americana o mês vem antes do dia mantendo a ideia do valor de Pi (3/14). 

Como a constante é utilizada no cálculo de círculos, a ideia da celebração girou em torno de diversas referências sobre o assunto. No evento, os participantes davam voltas pelo espaço do museu, em concordância com a forma geométrica. Depois comiam tortas redondas, pelo fato de que no inglês a pronúncia de “Pi” é a mesma de “pie” (torta em inglês). 

A data é comemorada até hoje pelo museu, mantendo o ideal da importância do Pi na sociedade atual. 

You may also read!

Brasil registra 154 mil focos de calor no segundo semestre

Até mesmo municípios que não foram afetados por incêndios estão sofrendo com a fumaça.  Nátaly Nunes  O Brasil soma

Read More...

Como funcionam as leis para o uso de redes sociais nas eleições

Suspensão das contas de Pablo Marçal causam repercussão. Gabrielle Ramos O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) suspendeu

Read More...

Mpox: os desafios trazidos pela doença 

Brasil é um dos países mais afetados pela varíola do macaco, somando mais de 11.000 casos desde 2022. Késia

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu