Morre Rainha Elizabeth II aos 96 anos

In Geral, Mundo
Rainha Elizabeth

“Operação Ponte de Londres” entra em vigor e Charles se prepara para tomar posse como monarca.

Paula Orling e Lucas Pazzaglini

A Rainha Elizabeth II, governante do Reino Unido, morreu nesta quinta-feira, aos 96 anos. A Rainha estava doente e sendo tratada no Castelo de Balmoral, uma propriedade em Aberdeenshire, na Escócia. De acordo com o Palácio de Buckingham, ela sofria de “problemas de mobilidade episódicos” desde o ano passado.

Nesta quarta-feira (7), a monarca adiou uma reunião online com seu Conselho Privado por causa de sua condição de saúde e passou a ser tratada em seguida. Uma fonte real afirmou que ela não esteve no hospital. A situação ocorreu um dia após a Rainha nomear Liz Truss como a nova primeira-ministra do Reino Unido.

A condição da Rainha Elizabeth preocupou os médicos, que chamaram a família real. Harry, neto da monarca e Duque de Sussex, e sua esposa e Duquesa de Sussex, Meghan Markle, foram chamados dos Estados Unidos para a Escócia.

O código usado para noticiar a morte é “a Ponte de Londres caiu”, utilizado pelo secretário particular da rainha, Sir Edward Young, para informar o primeiro-ministro do Reino Unido, cargo agora ocupado por Liz Truss.

Procedimento após a morte de Elizabeth

O Palácio de Buckingham está aplicando o protocolo previsto para a morte da rainha, já revisado pouco antes do falecimento. O procedimento previu desde o comunicado ao príncipe herdeiro até o funeral não televisionado no Castelo de Windsor. Este plano, “Operação Ponte de Londres”, existe desde a década de 1960 e sofre alterações ano após ano, com o objetivo de manter o controle da ocasião.

Após o aviso dado ao príncipe herdeiro, Charles, o comunicado é enviado para os países sob o domínio do Reino Unido; um aviso é colocado nos muros do Palácio de Buckingham e uma sirene soa e as bandeiras são baixadas a meio-mastro; as emissoras britânicas interrompem suas programações e apenas programas jornalísticos permanecem, em respeito à Rainha.

O príncipe Charles será proclamado como novo soberano amanhã e após o pronunciamento os negócios parlamentares cessarão por 10 dias.

O funeral será realizado na Abadia de Westminster no dia 18 de setembro. O serviço será na Capela de São Jorge no Castelo de Windsor. A rainha será enterrada na Capela Memorial do Rei George VI dentro do castelo.

O dia será considerado um “Dia de Luto Nacional” e será tratado como um feriado bancário.

Pronunciamento do Rei Charles

“Uma declaração de Sua Majestade, o Rei:

A morte de minha querida mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros de minha família.

Lamentamos profundamente o falecimento de uma querida Soberana e de uma Mãe muito amada. Sei que sua perda será profundamente sentida em todo o país, nos reinos e na Commonwealth, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo.

Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e sustentados por nosso conhecimento do respeito e profundo afeto em que a Rainha foi tão amplamente abraçada.

Biografia Rainha Elizabeth

Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em 21 de abril de 1926, em Mayfair, Londres. Ela era filha mais velha do casal Albert Frederick Arthur George, o duque de York,posteriormente Rei George IV, e de Lady Elizabeth Bowes-Lyon. 

Aos 20 anos ela se casou com Philip Mountbatten, príncipe da Grécia e da Dinamarca, em 20 de novembro de 1947. 

Em 6 de fevereiro de 1952 Elizabeth foi coroada rainha com apenas 25 anos de idade, tornando-se então Elizabeth II.  

A rainha recebeu o Jubileu de Platina, em 2022, por seus 70 anos governando o Reino Unido, sendo a única monarca britânica a ter recebido essa homenagem. 

Elizabeth teve 4 filhos: os príncipes Charles, André, Eduardo e a princesa Anne.  

Charles é o primeiro na linha de sucessão, seguido pelo seu filho com a princesa Diana, príncipe William. 

Crédito foto: @RoyalFamily

You may also read!

Conheça o benefício do povo

O governo brasileiro dispõe de benefícios sociais à população que são programas de transferência de renda oferecidos pela União

Read More...

Número de médicos no Brasil quadruplica e desigualdade persiste

Relatório reafirma o que muitos já sabem: a desigualdade não é uma preocupação. Lucas Pazzaglini A notícia não é

Read More...

Cerca de 70% dos trabalhadores mentem em seus currículos

De acordo com nova pesquisa de Comportamento de Candidatos a Emprego, foi descoberto taxas altas de mentira no processo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu