Consumo de álcool no trânsito provoca 1,2 mortes por hora

In Geral, Saúde

O levantamento revelou um aumento de 34% nas hospitalizações.

Diogo Cruz

De acordo com o relatório do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), o Brasil testemunhou um cenário alarmante de acidentes de trânsito causados pelo consumo de álcool, resultando em um alto número de internações e mortes. Durante esse ano, foram registradas 8,7 hospitalizações e 1,2 óbitos por hora, totalizando 75.983 hospitalizações e 10.887 óbitos.

Nos últimos 10 anos, houve uma redução de 32% na taxa de vítimas fatais em acidentes causados por motoristas embriagados. Em contrapartida, o levantamento revelou um aumento de 34% nas hospitalizações relacionadas a acidentes de trânsito causados pelo consumo de álcool.

Mariana Thibes, socióloga e coordenadora do CISA, ressalta que os estudos indicam que medidas de fiscalização mais consistentes, como o aumento das operações policiais são responsáveis por diminuir acidentes de trânsito.

Segundo a pesquisa, esses dados apresentam uma realidade preocupante, na qual os homens representaram a maioria das vítimas, correspondendo a 85% das internações e 89% das mortes. Além disso, a faixa etária mais impactada foi entre 18 e 34 anos de idade.

Autuações após a implementação da Lei

Em 2022, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um número significativamente menor de atuações em comparação a 2012. Ano passado, o número de notificações chegou a 11.750, menos da metade do número de motoristas flagrados há uma década. Acredita-se que essa redução possa ser atribuída a diversos fatores, conforme apontado pela corporação.

Um dos principais fatores que contribuíram para essa queda, foi o aumento da fiscalização e a presença mais intensa da PRF nas rodovias. Com um maior número de agentes patrulhando as estradas, a probabilidade de os motoristas infratores serem pegos e notificados aumentou, o que pode ter desencorajado o consumo de álcool antes de dirigir.

O Ministério da Saúde compartilha em seu site oficial alguns métodos de prevenção para dirigir com segurança, tais como: prestar atenção à sinalização e ao limite de velocidade, respeitar os pedestres, não usar o celular enquanto estiver ao volante e utilizar o cinto de segurança.

You may also read!

Rishi Sunak convoca eleições antecipadas e dissolve Parlamento

Primeiro ministro do Reino Unido faz manobra para tentar manter o Partido Conservador no poder. Gabrielle Ramos Rishi Sunak,

Read More...

Os encantos históricos de Siwa: uma alternativa tranquila aos destinos turísticos tradicionais

Paula Orling O Egito é famoso por suas atrações turísticas tradicionais que enchem os olhos dos visitantes. Realmente é

Read More...

Como são medidos os terremotos?

Os sismógrafos são os instrumentos que registram as ondas sísmicas provocadas pelo movimento das placas tectônicas. Davi Sousa Dois

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu