Naturalização no Brasil dispara desde 2010

In Geral, Mundo, Política

Em 2023 mais de 10 mil pedidos de naturalização foram deferidos.

Maria Eduarda Tomaz 

O número de processos de naturalização no Brasil chegou a 10.758 em 2023, de acordo com o Ministério da Justiça. Após o preenchimento do formulário na plataforma “Naturalize”, e o  agendamento em uma unidade da Polícia Federal, pode-se solicitar o documento de naturalização brasileira. 

Todo esse processo vem sendo incentivado, por garantir o direito como cidadão dos estrangeiros, além de contribuir economicamente e socialmente para o país.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública não possui as informações consolidadas do número de solicitações, e da nacionalidade daqueles que pediram o documento de 2010 a 2018.

Para evitar que falte informações importantes dos solicitantes, no início de 2024 foi implementado um novo sistema, no qual pode-se analisar a nacionalidade dos solicitantes. Até agora em 2024, o maior número de naturalizados é de origem haitiana, sendo 170 pessoas, e o menor número, 37, de origem cubana.

Indeferimentos

Apesar da alta no número de naturalizações, nem todos os casos dão certo. O número de indeferimentos (rejeição dos pedidos) em 2023 foi o segundo maior, sendo o ano de 2022 o maior com 10.427 pedidos (no último ano do governo Bolsonaro).

O que causa os indeferimentos é a “‘documentação requerida incompleta’’ durante o processo. Para facilitar, a próxima etapa (em andamento), é o uso da ferramenta de sistematização dos dados de processos indeferidos, que estão previstos para o fim deste mês, segundo o ministério. 

You may also read!

Como as microssonecas afetam nossa saúde

As “inofensivas” sonecas que duram apenas segundos podem significar uma péssima rotina de sono. Nicoly da Maia As microssonecas

Read More...

Governo lança programa com investimentos de R$ 700 milhões para Amazônia

A parceria com 70 municípios prevê a redução de desmatamentos e incêndios zero até 2030 na Amazônia. Elinelma Vasconcelos

Read More...

A luta de Duna contra a inteligência artificial

Saga de Duna, escrita por Frank Herbert, mostra superação das máquinas e da inteligência artificial em favor da humanização

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu