Robô indiano encontra oxigênio na lua

In Ciência e Tecnologia, Geral, Meio Ambiente

Após encontrar o elemento químico, o robô está dormindo no astro.

Késia Grigoletto

Um robô indiano encontrou oxigênio na superfície lunar na missão Chandrayaan-3, no dia 30 de agosto. Por meio da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), a Índia divulgou que o Instrumento de Espectroscopia de Decomposição por laser (LIBS) a bordo do rover da missão foi o responsável por identificar o componente que está preso às rochas do satélite.

O país foi o primeiro a pousar perto do polo sul do território que durante duas semanas foi percorrido pelo robô Pragyan, que tinha por função transmitir imagens e dados científicos. Pragyan possui seis rodas e é movido por energia solar.

Objetivo da missão

A missão Chandrayaan-3 foi planejada para durar um dia lunar, o equivalente a 14 dias terrestres. No momento, Pragyan dorme, pois a energia do rover não seria suficiente para percorrer a noite, que possui o mesmo tempo de duração do dia lunar. Porém, a ISRO afirma que a bateria do rover está totalmente carregada. O painel solar está direcionado para captar a luz do sol em seu próximo nascer, que acontecerá no dia 22 de setembro de 2023. 

O robô também identificou alumínio, ferro, cálcio, cromo, titânio, manganês e silício. Além disso, o veículo espacial busca indícios de água congelada, que em missões futuras pode servir para o abastecimento de astronautas ou para a produção de combustível. 

O presidente da ISRO, S.Somnath, afirmou que o rover estudará a atividade sísmica e atmosfera da lua. 

O sucesso de Chandrayaan-3

O êxito da expedição comprova que houve um aumento positivo na posição da Índia como autoridade tecnológica e espacial, a destacando como o quarto país a pousar no território, e o primeiro a aterrissar próximo ao polo sul do astro.

You may also read!

Como as microssonecas afetam nossa saúde

As “inofensivas” sonecas que duram apenas segundos podem significar uma péssima rotina de sono. Nicoly da Maia As microssonecas

Read More...

Governo lança programa com investimentos de R$ 700 milhões para Amazônia

A parceria com 70 municípios prevê a redução de desmatamentos e incêndios zero até 2030 na Amazônia. Elinelma Vasconcelos

Read More...

A luta de Duna contra a inteligência artificial

Saga de Duna, escrita por Frank Herbert, mostra superação das máquinas e da inteligência artificial em favor da humanização

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu