Sejam todos bem-vindos ao Ensino Superior

In Geral
Ensino superior não traz oportunidade para todos

Aqui todos são aceitos mediante a apresentação de uma sucinta lista de documentos e comprovantes, por isso fique atento aos pré-requisitos.

Mariana Santos

Todos os que estão interessados em ocupar uma posição de tamanho prestígio devem primeiramente fazer uma autoanálise focando nos aspectos financeiros. Reflita em seu coração: “possuo dinheiro o suficiente para pagar por uma universidade particular?”. Se a resposta for negativa, considere a possibilidade de pagar por um curso preparatório para universidades públicas. Se ainda sim sua condição financeira não possibilitar esse pequeno investimento, sugiro que considere uma corrente de oração em prol de um milagre.

Não me entenda mal, caro candidato, a trajetória não é fácil para ninguém. Não é porque o seu concorrente estudou na melhor escola da cidade que ele possui alguma vantagem sobre você. Basta dedicar a sua alma aos estudos que logo colherá os frutos do seu esforço, afinal ainda existem instituições que oferecem bolsas de estudos para aqueles que fazem por merecer.

Segunda fase

Se você foi aprovado na primeira fase, receba os meus sinceros parabéns! Não são muitos os brasileiros que conseguem, com facilidade ou dando tudo de si, preencher os requisitos socioeconômicos. Mas não pense que o processo seletivo acaba por aqui, apenas os melhores estudantes são autorizados a chegar até o final.

Após a seleção por renda, analise se o local escolhido para o seu nascimento e moradia é compatível com o endereço das principais instituições de ensino. Afinal, o percurso será custoso para os candidatos que decidiram morar em periferias e cidades interioranas. Essa pode ser uma boa oportunidade para reavaliar as suas escolhas.

É bom lembrar que sempre existe a opção de mudar completamente a sua vida e investir uma boa grana em móveis e eletrodomésticos para transferir a sua moradia para uma cidade longe de toda a sua família. Quem quer, dá um jeito.

Terceira fase

É na terceira fase que o trigo se distingue do joio, portanto, preste muita atenção. Se você, por um milagre, conseguiu uma vaga em uma das universidades brasileiras, certifique-se de não ter utilizado nenhuma das trapaças asseguradas pelo governo para grupos socialmente vulneráveis. Para cada aluno legitimamente aprovado pelo sistema de cotas, uma quantidade incontável de ricos é deixada de fora do sistema público de ensino. Eu sei, eu também sinto muito pelos ricos, mas não há nada que eu possa fazer sobre isso.

Fique tranquilo, por mais que muitos invasores consigam entrar no nosso mundo perfeito, a taxa de evasão universitária entre os pobres é infinitamente maior, então as coisas acabam voltando ao seu equilíbrio natural. Além disso, boa parte deles acaba nem preenchendo a vaga que possui por direito graças ao custo para se manter um uma cidade universitária. É aquela coisa, nem todo mundo tem personalidade para sustentar a responsabilidade de fazer parte de um grupo seleto.

Quarta fase

A prova de fogo acontece durante o curso, já que, por incrível que pareça, nem mesmo os alunos devidamente matriculados são imunes à falta de mérito. Durante o tempo que você permanecer como estudante universitário, deve ocupar a maior parte do seu tempo com atividades profissionais não remuneradas, porque aparentemente a grade curricular não é suficiente para te preparar para o mercado de trabalho.

Lembre-se de se sobrecarregar na medida certa, pois desenvolver ansiedade, depressão ou (Deus me livre) burnout, pode ser o fim da sua jornada laboral incrivelmente cheia. A palavra “workaholic” deve fazer parte do vocabulário que te define e o vício em trabalho precisa ser um traço da sua personalidade. É assim que você irá se destacar entre os alunos medíocres da sua sala de aula.

Fase final

Todos os que chegarem à fase final deste super justo e acessível processo seletivo receberão as mais preciosas honrarias. Se eu estivesse aí na sua frente, te daria um forte abraço e um sincero aperto de mão, mas por favor não venha me pedir uma vaga de emprego. Por mais que eu goste muito do seu trabalho e saiba o quanto você se dedicou até aqui, todo o seu esforço não é suficiente para te garantir o pão de cada dia.

Não se preocupe, existem várias oportunidades para aqueles que decidem empreender. Você pode criar uma iniciativa revolucionária gerando empregos, e se não der certo, você sempre terá a opção de conseguir dinheiro fácil com apostas. Ademais, espero que todos consigam perceber as nuances do paraíso universitário, foquem em suas carreiras e não se esqueçam que sorte é para quem não se garante como herdeiro!

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu