Sua escova de dente pode te fazer mal?

In Geral, Saúde

Mais de 80% das escovas de dente podem trazer prejuízos à saúde bucal.

Julia Viana

De acordo com o blog Angelus, a saúde bucal é fundamental para o bem-estar geral de uma pessoa, e um dos elementos essenciais para se manter longe das infecções bacterianas e ter uma boca saudável, é a escovação dos dentes. A escova de dente, pequeno instrumento de higiene bucal, desempenha um papel crucial na remoção de bactérias, combatendo o mau hálito e mantendo uma boca limpa e saudável. 

Mas por muitas vezes fazer uma boa escolha de produtos para a limpeza bucal pode se tornar um desafio. A Universidade de São Paulo (USP) produziu uma pesquisa que relata que a maioria das escovas disponíveis no mercado não são equivalentes às características adequadas para uma escovação de boa qualidade e segura. 

Neste estudo, consta que mais de 82% das escovas de dente que são vendidas em São Paulo tem cerdas que não atendem as normas brasileiras adequadas para o produto. Sônia Regina Cardim, que é cirurgiã-dentista e autora do estudo, conta que as cerdas da escova, “são afiadas quando deveriam ser arredondadas para não representar riscos à saúde dos usuários.”

Sobre o estudo

A pesquisa investigou a qualidade de 345 modelos que foram compradas no comércio, em 26 municípios sorteados nas mais diferentes regiões paulistas. Desse total, 285, ou seja 82,16% das escovas, foram consideradas inadequadas para uso, de acordo com o estudo. A cirurgiã-dentista, que é pesquisadora do Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal (Cecol), afirma que as pontas das cerdas não arredondadas podem levar a lesões.

Mas para fazer uma avaliação adequada de uma escova precisamos saber de algumas coisas. “Para escolher uma boa escova de dente, é importante levar em consideração algumas características, como a maciez das cerdas (de preferência as flexíveis ou extramacias), o tamanho e o formato da cabeça da escova (adequada à sua boca e aos seus dentes), a preferência por escovas manuais ou elétricas, tendo em conta as suas aptidões e tendências pessoais”, declara dentista Lísley Antunes.

No estudo a especialista detalha que o acabamento das cerdas das escovas é quase impossível de se ver a olho nu, dessa forma o consumidor não saberá se aquela escova é realmente adequada. “A má escolha da escova pode trazer micro ferimentos na gengiva, desgastes no esmalte do dente, o que representa risco para a saúde e um descumprimento das normas vigentes”, destaca. 

Cuidados com a saúde bucal

A boca é a grande responsável por desenvolver importantes funções que refletem diretamente na vida da pessoa, por isso, o cuidado com os dentes é de suma importância. A Dra. Ivete Ribeiro conta que “a escova de dente deve ser usada no máximo por 3 meses, após esse período é necessário trocá-la. Caso o indivíduo fique gripado, ou resfriado, também precisa trocar a escova”, aponta.

Ela complementa dizendo que a escova pode acabar perdendo a eficácia de limpeza, que é o principal objetivo do uso. “Pela alta contaminação de bactérias e muitas vezes, as cerdas não cumprem mais o papel, por estarem desgastadas”, explica.

É importante sempre manter uma boa higiene oral, com no mínimo 2 minutos de escovação, e em todas as refeições. Vale ressaltar que todas as faces (lados dos dentes) precisam ser limpas e claro, sempre usar o fio dental, para manter uma higiene oral, impecável e livre de cáries e doenças periodontais.

A Dra. Lísley destaca que “um ponto importante ao ser realçado é a necessidade de visitas regulares ao dentista para avaliação de saúde bucal. Obtenha conselhos específicos sobre higiene oral e obter indicações pessoais sobre como escolher e usar a escova de dentes certa.”

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu