Terremoto atinge Turquia e Síria deixando grande número de vítimas

In Geral, Mundo

O Ministério da Saúde turco afirma que os números do terremoto ainda estão sendo atualizados e podem aumentar rapidamente.

Ana Júlia Alem

Um forte terremoto atingiu o sudeste da Turquia e noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira (6), matando mais de 1,2 mil e deixando cerca de 5 mil pessoas feridas, além de muitos outros desaparecidos. O epicentro do tremor foi em Kahramanmaras, próximo a cidade de Gaziantep, entretanto, o fenômeno também foi sentido em Israel, Chipre e no Líbano.

Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o tremor chegou a magnitude 7.8 na escala Richter, atingindo uma profundidade de 17,9 km e um raio de cerca de 250km, o que pode explicar o tamanho da destruição provocada. 

As testemunhas do desastre estão compartilhando diferentes registros do tremor em suas redes sociais. Há relatos dos prédios desabando, sobreviventes andando sobre os escombros e os resgates realizados.

De acordo com o governo da Turquia, mais de 45 países divulgaram que prestarão as ajudas necessárias aos necessitados e equipes de busca para contribuir neste momento.

Apoio internacional

O terremoto despertou a preocupação de vários líderes mundiais, que se manifestaram por meio de suas redes sociais. O Alto Representante da União Europeia para Política Externa e de Segurança, Josep Borrell Fontelles, declarou apoio aos necessitados e já mobilizou diferentes equipes de busca para enviar à Turquia e Síria. “Nossos pensamentos estão com todos aqueles que perderam entes queridos e com os bravos socorristas”, conclui.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também se pronunciou dizendo que sente muito pelas famílias das vítimas da tragédia e que o país “está pronto para fornecer ajuda de emergência às populações no local”.

O presidente Luís Inácio Lula da Silva se pronunciou em sua conta no Twitter prestando solidariedade às vítimas. “Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, disse.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu