Vai sair? Saiba como se proteger de golpes durante o feriadão

In Cultura, Geral

Confira algumas dicas para aproveitar seus dias sem dor de cabeça.

Lucas Pazzaglini

O feriado do mês de fevereiro está chegando e talvez você tenha se planejado para passar essa temporada conhecendo outra cidade, indo a praia, ou se aventurando de algum jeito. Apesar de serem boas opções de passeio, é importante ficar ligado porque durante esse período alguns perigos estão à espreita. Mas fique tranquilo, é possível escapar dessas armadilhas.

Por isso, trouxemos algumas dicas de como evitar os golpes mais comuns durante o período de recesso, assim você vai poder aproveitar seus dias sem nenhuma preocupação. Confira!

Cuidados com o dinheiro

Por mais que hoje a facilidade de andar com cartão torna quase inviável o uso de dinheiro físico, essa é uma boa dica para proteção contra golpes. Melhor ainda é sair para rua apenas com algumas cédulas e seu documento, deixando cartões e até mesmo o celular em casa. Lembre-se de guardar seu dinheiro em um local de difícil acesso para os criminosos.

Cuidados com os cartões

Caso seja impossível para você sair sem o cartão, também existem dicas que te atendem bem. Primeiro de tudo, desative a opção de aproximação do seu cartão, é um dos meio mais fáceis de acessar a sua conta. 

Sempre que for realizar um pagamento, ao digitar a senha, veja os arredores e tenha certeza de que ninguém está observando os seus dígitos. Se a maquininha não funcionar na primeira tentativa, opte por outra forma de pagamento. Guarde o seu cartão em um local bem protegido, evite usar os bolsos. Para algumas ocasiões, a pochete pode ser mais uma trava de segurança. 

Cuidados com o celular

Assim como o cartão, tente deixar o celular sempre à vista. Uma boa opção para não sofrer tanto em caso de furto, é colocar o seu aparelho no seguro. Além disso, considere desinstalar os aplicativos de banco do seu celular para evitar golpes direcionados a essas plataformas.

Em caso de perda, alguns celulares possuem a opção de serem rastreados com o uso de aplicativos específicos, como o “find my iphone” ou o “find my device”. Atualize os recursos de segurança do seu aparelhjo para ter uma melhor linha de defesa. 

Em caso de furto

Caso você tenha o celular roubado, é essencial realizar um boletim de ocorrência, não só para recuperação, mas também para evitar associação a crimes realizados por meio do aparelho. Além disso, é importante apagar os dados do celular e alterar as senhas das contas salvas no dispositivo, o que pode ser feito de forma remota. 

Quando o cartão é roubado o processo é bem parecido. Registre um boletim de ocorrência e entre imediatamente em contato com seu banco para o cancelamento da conta. Após esse contato, você está isento da responsabilidade das atividades do cartão.

Eu sei, parecem muitos passos para conseguir aproveitar o feriado, mas eu te garanto que eles fazem a diferença quando seguidos corretamente. Agora você já está preparado para curtir seus dias de descanso em paz! Afinal, é por isso que adoramos uma folga.

Não esqueça de compartilhar essas dicas com aquele seu amigo que também vai dar um rolê! Tenho certeza que isso vai fazer toda diferença para viver boas aventuras! 

You may also read!

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Votação na Câmara aprova privatização da Sabesp

Elinelma Santos A Câmara Municipal do Estado de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (17) a privatização da Sabesp (Companhia

Read More...

Excesso de proteína aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Proteínas devem ser consumidas com equilíbrio, segundo especialistas. Késia Grigoletto  O excesso do consumo de proteínas aumenta o risco

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu