Campanha de vacinação contra a poliomielite e outras doenças vai até o dia 9 de setembro no país

In Geral, Saúde
Vacina contra a poliomielite é fundamental

Entenda a importância de imunizar as crianças contra a doença.

Cristina Levano

No dia 8 de agosto iniciou a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e multivacinação, que vai até 9 de setembro. O alvo principal são crianças de um a cinco anos e menores de 15 anos que também terão a chance de atualizar a caderneta vacinal.

Com a pandemia, as taxas de imunização, no Brasil, caíram significativamente. Por causa disso, o Ministério de Saúde pretende vacinar 95% do público-alvo. Porém, cerca de 40 mil postos de vacinação estarão abertos para aplicar as doses das 18 vacinas previstas pelo calendário nacional para esse público.

Por quê é importante imunizar contra a pólio

Embora a doença seja considerada erradicada no Brasil desde 1989, ainda existe o risco de causar novas infecções devido à baixa cobertura vacinal.

O doutor Roberto Somocurcio afirma que ainda existem nichos de poliomielite selvagem, e sendo este um mundo cosmopolita, ela pode se espalhar rapidamente em qualquer momento se a carga de anticorpos das pessoas vacinadas começar a diminuir. “Infelizmente essa doença não perdoa ninguém, principalmente crianças com deficiências nutricionais ou comorbidades (duas doenças etiologicamente relacionadas), porém, qualquer pessoa comum não vacinada pode contrair a doença”, explica o pediatra.

Segundo a OMS/OPAS, uma em cada 200 infecções leva a uma paralisia irreversível (geralmente das pernas). Entre as outras sequelas da pólio, estão os problemas motores, fraqueza, diminuição da mobilidade e até a morte. Além disso, 5% a 10% dos acometidos morrem por paralisia dos músculos respiratórios. Os principais afetados são crianças menores de cinco anos de idade.

Processo de vacinação

A vacina contra a paralisia infantil é administrada em duas formas diferentes: via oral e intramuscular.  Para bebês de 2 a 6 meses a Vacinação Inativada Poliomielite (VIP) é um imunizante trivalente injetável em três doses:

  • 1ª dose — bebês de 2 meses;
  • 2ª dose — bebês de 4 meses;
  • 3ª dose — bebês de 6 meses.

As crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas com a VOP (Vacina Oral Poliomielite), sempre que tenham recebido as três doses de VIP do esquema básico, pois é classificada como vacina de reforço. 

Multivacinação

A doutora Vasti Roncal Vidal disse que o fato de que pacientes ainda não tenham as doses da vacinas em dia, não só põe em risco aqueles com doses incompletas, também afeta a os que ainda não foram vacinados. “A eficácia das vacinas é comprovada, são seguras e eficazes, se não as recebermos poderia surgir um novo surto de diferentes doenças que poderiam se espalhar facilmente”, acrescentou a médica.

Por isso, esta campanha estará administrando doses das 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente, entre as quais serão aplicadas: 

Febre amarela, Influenza, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

As doses de imunização contra a Covid-19 também estarão disponíveis e poderão ser administradas simultaneamente com o restante do calendário nacional  ao público maior de três anos de idade.

You may also read!

Você conhece a Síndrome de Wendy?

Quando o cuidado excessivo se torna uma armadilha. Nicoly da Maia No dia a dia, muitas pessoas colocam as

Read More...

Enxaqueca aura: entenda como funciona e como tratar

Dentre os três tipos de enxaqueca, a com aura é a que se caracteriza pelas alterações sensoriais.

Read More...

Cidadãos sem registro ainda são problema no Brasil

Cerca de 2.7 milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento. Gabrielle Ramos O registro de nascimento é um

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu