Canoas desenvolve projeto que beneficia ex-carroceiros

In Geral, Meio Ambiente

Projeto foi desenvolvido com o apoio das secretarias da Cidadania e do Meio Ambiente.

Bruno Sousa 

A prefeitura de Canoas, cidade metropolitana de Porto Alegre (RS), entregou triciclos para ex-carroceiros. A deliberação faz parte de uma lei aprovada em 2018  no município, que coloca o fim das carroças, mas não foi executada na íntegra por não existir um projeto social que abrangesse a renda dessas famílias. 

Com a nova gestão, no ano de 2021, houve uma análise para colocar em prática o projeto após dois anos de aprovação. Foi levantado que, devido às fragilidades da legislação, o projeto por si só, não conseguiria concluir os fins das carroças. 

Gabriel Gonçalves, Secretário Especial de Bem-Estar Animal (SEBEA),  explica o processo de implementação. “Começamos a escrever o projeto Canoas do Bem, que foi lançado em novembro de 2021. Assim criamos um expositivo financeiro, social,  material e qualificação profissional  através dos cursos oferecidos pela prefeitura”, explica. 

Desenvolvimento do projeto 

Foi criada uma campanha para que os ex-carroceiros pudessem se cadastrar, através deste cadastro foi  realizada uma triagem para conferir se o reciclador se encaixava nas normas, e se realmente havia um cavalo e uma carroça. Após a aprovação no cadastro, Gabriel Gonçalves explica que “as carroças foram demolidas e os cavalos ficaram aos cuidados do município. E para quem não cumprir a lei, será multado e terá seu cavalo e carroça apreendido.”

O projeto Canoas do Bem proporciona vários benefícios para os ex-carroceiros como, curso profissionalizante, cesta básica, auxílio transporte e 300 reais durante seis meses. 

Tiago Goulart é um dos beneficiados pelo programa e atua há seis anos no ramo. “É um excelente projeto, é um impulso para quem quer melhorar de vida, montar seu próprio negócio, se capacitar, se profissionalizar e se educar ambientalmente”. Ele ressalta, “eu mesmo vou abrir minha própria cooperativa.”

Até o momento foram entregues 41 triciclos, a meta até o fim deste ano é distribuir 200. Gabriel Gonçalves finaliza dizendo, “é uma forma de mostrar que o município de Canoas quer cuidar das pessoas, dos animais e do meio ambiente.” 

You may also read!

Dengue e Covid: os diferentes sintomas das doenças

Febre e dor de cabeça são sintomas comuns, e especialistas apontam quais devemos nos alertar.  Davi Sousa O Brasil

Read More...

Como as microssonecas afetam nossa saúde

As “inofensivas” sonecas que duram apenas segundos podem significar uma péssima rotina de sono. Nicoly da Maia As microssonecas

Read More...

Governo lança programa com investimentos de R$ 700 milhões para Amazônia

A parceria com 70 municípios prevê a redução de desmatamentos e incêndios zero até 2030 na Amazônia. Elinelma Vasconcelos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu