Casos de dengue ultrapassam números de 2023: estados declaram emergência

In Geral, Saúde

Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis de dengue (464.223) entre os estados. Em seguida, está São Paulo (238.993).

Brenda Marinho

O Brasil declarou estado de emergência em relação aos casos de dengue. O vírus tem cada vez mais aumentado no país, sendo que do total das vítimas, 55,5% são mulheres e 44,5% homens. Minas Gerais é o estado responsável por 407.977 notificações, sendo assim o que mais casos de doença.

Outros estados não ficam por baixo desse índice. São Paulo decreta casos de emergência em saúde pública para a dengue no dia 5 de março, pois ultrapassou 30 mil casos de dengue e tem 30 mortes em investigação em 2024.

A explosão de casos de dengue em várias unidades da federação levou ao decreto de emergência em saúde pública. As unidades afetadas incluem Acre, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. 

A medida visa facilitar o acesso aos recursos federais e agilizar processos adversos ao combate à doença. Algumas ações incluem:

  • Aumento de recursos para a dengue incluindo contratação de profissionais e aquisição de equipamentos;
  • Implementação de campanhas de conscientização e prevenção, como o uso de repelentes e a promoção de boas práticas de higiene;
  • Fortalecimento das capacidades de monitoramento e controle da doença, incluindo a utilização de tecnologias de informação e comunicação.

A emergência em saúde pública tem como objetivo garantir a proteção da população e a efetividade das ações tomadas para combater a doença.

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu