Ceratopigmentação: tatuagem nos olhos

In Geral, Saúde

O procedimento para mudar a cor dos olhos é recomendado apenas para fins de saúde, sem motivos estéticos.

Sara Helane

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, um homem mostra o procedimento que realizou para mudança na cor dos olhos. Conhecida como ceratopigmentação, esta técnica é irreversível e, segundo especialistas, é preciso ter cuidados ao realizá-la. O procedimento é uma espécie de tatuagem nos olhos feita, principalmente, em pessoas que têm a córnea esbranquiçada.

O procedimento

A oftalmologista Laís de Castro Oliveira explica que o procedimento pode ser feito de diferentes maneiras. “Através da técnica de micropuntura, são feitos microagulhamentos na camada córnea e é colocada a pigmentação, ou através de ‘pockets’, uma abertura, tipo um bolso mesmo, onde é injetada a tinta”, diz.

Laís ainda explica que, hoje em dia, o procedimento é indicado para pessoas que têm a córnea esbranquiçada, já que ela mantém a coloração e o aspecto dos olhos, fazendo desaparecer o aspecto mais claro. Além disso, a ceratopigmentação também é indicada em casos onde não há potencial de visão.

Em entrevista ao portal G1, o oftalmologista e diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) César Motta, afirmou que procedimentos como a ceratopigmentação, que ocasiona a mudança na cor dos olhos, não são recomendados para fins apenas estéticos.

Ainda em entrevistas, Motta afirmou que existem algumas maneiras de você tentar mudar artificialmente a cor do olho. “Você não consegue isso de uma maneira natural. As principais maneiras que existem são: implante de íris artificial, laser para despigmentar a íris e pigmentação de córnea”, explicou.

Riscos do procedimento

Segundo Laís, os riscos da ceratopigmentação são diversos e podem variar entre perfurações, infecções no pós operatório ou o procedimento não sair como desejado. Para evitar riscos, a oftalmologista recomenda que o paciente siga corretamente as recomendações dos médicos responsáveis. Apesar disso, ela explica que, havendo essas complicações, ainda podem ser feitos retoques e ajustes posteriormente.

A oftalmologista conta que, geralmente, quem procura a ceratopigmentação são pessoas que desejam melhorar o aspecto estético dos olhos que ficaram cegos e se tornam esbranquiçados com o passar do tempo.

Usar corretamente as medicações prescritas, evitar manipular os olhos e lavar as mãos antes de aplicar os colírios são os cuidados que devem ser aplicados pelo paciente no pós-operatório.

You may also read!

Como são medidos os terremotos?

Os sismógrafos são os instrumentos que registram as ondas sísmicas provocadas pelo movimento das placas tectônicas. Davi Sousa Dois

Read More...

Você conhece a Síndrome de Wendy?

Quando o cuidado excessivo se torna uma armadilha. Nicoly da Maia No dia a dia, muitas pessoas colocam as

Read More...

Enxaqueca aura: entenda como funciona e como tratar

Dentre os três tipos de enxaqueca, a com aura é a que se caracteriza pelas alterações sensoriais.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu