Colorimetria: entenda sobre as percepções das cores nas áreas da beleza

In Cultura, Geral

Colorimetria é uma ciência que explica a percepção das cores, podendo ser aplicada em várias áreas, sendo que uma delas é a área da beleza.

Nycole de Souza

Colorimetria é uma ciência que explica a percepção das cores e com ela podemos fazer uma avaliação sobre a matriz, intensidade e a saturação de uma imagem. Ela pode ser aplicada em várias áreas, uma delas, a área da beleza, usando a técnica para observar um tom certo de cabelo para cada pessoa.

Como é aplicada na prática?

De acordo com o site Acquaflora cosméticos a colorimetria capilar estuda as tonalidades e como se comportam em cada tipo de cabelo e para a aplicação ser correta o profissional precisa entender a matemática das cores. Para isso, é preciso conhecer as cores primárias, secundárias e terciárias, além das cores quentes, frias e neutras. O círculo cromático que estudamos nas aulas de artes é bastante usado por esses profissionais, pois com ele é possível modificar apenas os fios com os tons certos e combinações de cores.

Os benefícios da utilização dessa técnica ajudam os profissionais a identificar tonalidades, diferentes, texturas e estruturas do cabelo. O entendimento das cores e o cálculo correto dos tons proporcionam várias vantagens: harmonizar os tons do cabelo natural e da pele, deixar o cabelo mais bonito e saudável, evitar manchas no cabelo, oferecer resultado prolongado, elevar a autoestima e proporcionar um efeito natural. Isso tudo com a combinação de produtos de boa qualidade.

Cabelos mais escuros tendem a não receber certos tons de pintura, por exemplo, pode ser preciso usar um processo de descoloração nos fios, agredindo o cabelo. O processo de colorimetria é aplicado para não ser necessário o uso da água oxigenada e descolorante que são quimicamente mais agressivos. Em salões essa técnica também é usada para identificar cores naturais, combinar os tons e contrastes e o processo de neutralização.

Renata Boaretti, educadora da marca Keune é especialista na parte capilar da área, falou sobre aprender sobre essa técnica. “Como cabeleireira e maquiadora, saber de colorimetria é fundamental para a execução de um bom serviço, com certeza o estudo aprofundado me trouxe mais segurança tendo em vista resultados que a cliente almeja”, afirma.

Renata comenta que não existe uma “receita de bolo” na construção de uma cor, entender de onde está partindo e onde quer chegar é uma matemática e percepção. “Vi a necessidade das minhas clientes, muitas se sentiam frustradas com relação a cor dos cabelos, na maioria das vezes passava longe daquilo que almejam. Então, foi daí que senti a necessidade de estudar as cores, desde a construção da mesma até como ela age nos fios, a partir disso entreguei segurança, expertise e resultados”, completa a educadora.

Área da maquiagem e a colorimetria

Essa técnica não é somente usada em cabelos como também profissionais da área de make-up as usam. O site da Boticário ensina como usar esse método para diminuir manchas e imperfeições, espinhas e olheiras são comuns e podem ser disfarçadas com cores complementares, olheiras roxas a sugestão é que use um corretivo com fundo amarelado, manchas vermelhas, geralmente em pele acneicas, podem ser usadas corretivos com fundo esverdeado. 

Como se destacar com maquiagens coloridas? Você pode usar essa técnica para aplicar um iluminador, uma dica é seguir a cor de seus olhos e usar cores que complementam na sombra, por exemplo, quem tem olho azul, tons de laranja se destacam, olhos esverdeados as cores que se sobressaem são de tons terrosos e olhos castanhos com cores verdes. 

Para o psicólogo Willie David, cada pessoa representa aquilo que vai dentro de si através das cores e acredita que cada cor representa um significado como as emoções e representa algo de sua personalidade. “Alguém que está mais alegre, mais seguro de si, pode utilizar a cor vermelha e também é uma dica, se a pessoa quer ficar mais segura e está tímida utilizar a cor vermelha”, explica.

Na maquiagem principalmente essa técnica não é diferente, quando uma pessoa vai planejar a composição da paleta pensa na ocasião, no clima e na roupa que irá usar, planejando tudo isso representa sua maquiagem para se sentir melhor ainda com o conjunto final e com o entendimento das cores que mais combinam no final terá uma maquiagem que casou perfeitamente com o que você planejou representar no momento.

Na prática

O Boticário lançou a experiência Color Lab no Boticário Lab no Shopping Morumbi e lá você encontra também outras experiências sendo: SPA de mãos, conhecer os produtos Boti, o Boti Essence para conhecer as fragrâncias que mais combinam com o seu perfil. Na loja você vivencia de perto como funciona a parte de colorimetria e você tem uma uma base com o tom perfeito para você. 

Na Color Lab, você faz uma análise de coloração pessoal qual a sua cartela, logo após essa análise eles fazem uma identificação de tom na sua pele para você ter uma base exclusiva e ganhando no final da experiência uma maquiagem inteira de acordo com a sua cartela personalizada.

You may also read!

Por que os furacões têm nomes de pessoas?

Furacões com nomes femininos matam mais do que furacões com nomes masculinos.  Davi Sousa O furacão Milton tocou o

Read More...

“Precisamos da gente para a vida inteira e não só para hoje”

O diagnóstico de Burnout ajudou Karine Silveira a entender a importância do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Read More...

Brasileiro relata como é viver no Líbano em meio à ataques

Ao menos dois adolescentes brasileiros morreram no ataque de Israel no Líbano, no dia 23 de setembro.  Késia Grigoletto 

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu