Goleiro de Camarões é expulso da delegação por motivos disciplinares

In Copa do Mundo, Esportes, Geral

André Onana, um dos principais jogadores da Seleção Camaronesa, foi cortado da delegação horas antes do jogo contra a Sérvia.

Melissa Maciel

O goleiro André Onana, da Inter de Milão, um dos destaques da Seleção Camaronesa de Futebol que disputa a Copa Catar 2022, foi cortado da delegação horas antes do jogo contra a Sérvia, nesta segunda-feira, às 7h, horário de Brasília. A federação camaronesa ainda não se pronunciou sobre o ocorrido, mas Davis Epassy, goleiro do Abha, da Arábia Saudita, foi selecionado para enfrentar a Sérvia no lugar de Onana. 

Os veículos de imprensa estrangeira têm noticiado que o motivo da expulsão foi um desentendimento entre Onana e o treinador, Rigobert Song, sobre questões táticas. Como cria de base do Barcelona e significativa passagem pelo Ajax, o goleiro aprendeu a jogar com os pés, mas para o treinador isso não seria o ideal. Dessa forma, por não se submeter às determinações do técnico, Onana foi retirado do Mundial.

A partir de agora, Camarões segue com dois goleiros, Epassy e Simon Ngapandouetnbu, de 19 anos, do Olympique de Marseille. O time, que está no mesmo grupo que o Brasil, ainda enfrentará a Seleção Brasileira na sexta-feira, dia 02, às 16h.

Uma seleção controversa 

A saída de Onana foi mais um evento polêmico envolvendo a Seleção Camaronesa. Antes disso, a liberdade de escolha do treinador já havia sido questionada. Durante o anúncio da lista de convocação para o mundial 2022, Rigobert Song teve dificuldade para pronunciar o nome dos jogadores. Ele precisou da ajuda dos jornalistas. 

Diante disso, há denúncias de influência do presidente da federação, o ex-atacante Samuel Eto’o na escolha dos jogadores para o elenco que disputa a Copa 2022.

Trajetória profissional de Onana

A carreira esportiva de Onana está relacionada com os feitos de um dos maiores destaques do futebol camaronês, o próprio Eto’o. Por meio da Fundação Samuel Eto’o, criada pelo ex-jogador para incentivar a saúde e educação por meio do esporte em Camarões, André Onana alcançou as categorias de base do Barcelona, aos 14 anos. 

Em seguida foi transferido para o Ajax, onde se destacou consideravelmente. Mas em 2021 sua carreira sofreu uma surpreendente interrupção. A versão do jogador sobre o acontecido, é que ele teria acordado com dor de cabeça e ingerido algo que acreditava ser aspirina. No entanto, o que realmente teria ingerido era um medicamento prescrito para sua esposa, que estava grávida. Na pílula havia a substância furosemida, um diurético proibido pela Agência Mundial Antidopagem (Wada, sigla em inglês).

Apesar de ter sua versão aceita pela União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), a entidade o baniu de qualquer atividade relacionada ao futebol por 12 meses, tanto jogos como treinos.

Após o período de distanciamento, Onana decidiu não renovar o contrato com o Ajax e aceitou uma proposta da Inter de Milão. Dessa forma, assinou com o clube italiano sem custos até 2026.

You may also read!

Dengue e Covid: os diferentes sintomas das doenças

Febre e dor de cabeça são sintomas comuns, e especialistas apontam quais devemos nos alertar.  Davi Sousa O Brasil

Read More...

Como as microssonecas afetam nossa saúde

As “inofensivas” sonecas que duram apenas segundos podem significar uma péssima rotina de sono. Nicoly da Maia As microssonecas

Read More...

Governo lança programa com investimentos de R$ 700 milhões para Amazônia

A parceria com 70 municípios prevê a redução de desmatamentos e incêndios zero até 2030 na Amazônia. Elinelma Vasconcelos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu