Criança: meu lema é ser feliz

In Cultura, Geral

Bruno Sousa Gomes

Pular corda, correr atrás de bola, comer muitas guloseimas, ganhar brinquedos, são rituais que acontecem em um dia muito especial no mês de outubro. Adivinhou que dia é esse? Isso mesmo, o Dia das Crianças.

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. Dependendo da história e do significado, cada local escolhe uma data e um tipo específico de celebração para homenagear as crianças.

Enquanto isso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância concordou que o Dia da Criança é comemorado em 20 de novembro. Esta data foi escolhida porque no mesmo dia, em 1959, o UNICEF publicou oficialmente a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, são estabelecidos uma série de direitos, como alimentação, amor e educação, que são válidos para todas as crianças do mundo. 

Por isso, hoje vamos falar sobre como surgiu essa data comemorativa aqui no Brasil e em mais cinco países ao redor do mundo. Então, confira abaixo mais sobre esta data!

Brasil

No dia 12 de outubro, o Brasil comemora o Dia das Crianças. Nosso país foi um dos primeiros a comemorar esta data e, desde 1924, o calendário brasileiro tem um dia dedicado para cada criança. Neste dia, os pais costumam levar as crianças para o parque e dar um dia inteiro de muita diversão. Geralmente vários projetos sociais vão às ruas para fazer a alegria das crianças que, muitas vezes, não tem condições de ter um dia repleto de brincadeiras e comidas gostosas.

Japão

O Japão é conhecido como a terra do sol nascente, eu achei bem curioso por sinal. Lá são comemorados dois Dias das Crianças: um para os meninos e outro para as meninas. O dia das meninas é comemorado em 3 de março, e as famílias organizam exposições de bonecas. Já no dia 5 de maio, acontece o dos meninos, quando as famílias expõem capacetes de guerra para que as crianças cresçam fortes e saudáveis, além de comerem bolinhos de arroz recheados com feijão. Deve ser uma delícia!

Paraguai

Os paraguaios celebram no dia 16 de agosto. A data é uma homenagem às 3.500 crianças guaranis que foram massacradas na batalha de Acosta Ñu, durante a Guerra do Paraguai. O momento marcante foi a batalha entre as crianças e um batalhão de 20 mil brasileiros. Nesse dia, cada criança relembra o ato de heroísmo em defesa da pátria.

Índia

A comemoração indiana acontece no dia 14 de novembro, data em que nasceu o primeiro Primeiro-Ministro da Índia, Pandit Jawaharlal Nehru, conhecido pelo carinho especial pelas crianças, que o chamavam de Chacha (Tio) Nehru. Assim, quando a Índia se tornou independente do Reino Unido, a data de seu aniversário foi escolhida para ser o Dia das Crianças naquele país. Os pequenos usam roupas coloridas e há atividades especiais nas escolas. Curioso, não é?

Portugal

Em Portugal, a cultura cristã é muito forte. Por isso, o Dia das Crianças é comemorado em 1° de junho, seguindo o mês que homenageia Maria, mãe de Cristo. Para comemorar, as escolas e cidades promover diversas atividades para o público infantil.

Estados Unidos

Nos EUA, as escolas preparam um momento especial para as crianças. Alguns museus, por exemplo, oferecem uma programação recheada de atividades para entreter os baixinhos. Ações como plantio e visitações, além da abertura de áreas livres para tirar fotos, correr e brincar, fazem parte das atividades disponibilizadas para alegrar as crianças. Bastante cultural, não é mesmo?

Cada país tem o seu jeitinho e cultura diferente. Espero que você tenha gostado de conhecer e aprender mais sobre como o Dia das Crianças tem sua relevância em cada cantinho desse mundão. Ah! Antes que eu me esqueça, não saia daqui sem antes compartilhar com um amigo ou até mesmo no grupo da família. Conhecimento nunca é demais!

You may also read!

Os encantos históricos de Siwa: uma alternativa tranquila aos destinos turísticos tradicionais

Paula Orling O Egito é famoso por suas atrações turísticas tradicionais que enchem os olhos dos visitantes. Realmente é

Read More...

Como são medidos os terremotos?

Os sismógrafos são os instrumentos que registram as ondas sísmicas provocadas pelo movimento das placas tectônicas. Davi Sousa Dois

Read More...

Você conhece a Síndrome de Wendy?

Quando o cuidado excessivo se torna uma armadilha. Nicoly da Maia No dia a dia, muitas pessoas colocam as

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu