Desfiles e apresentações no Dia da Independência

In Geral

Portugal exigiu 3 milhões de libras esterlinas (moeda oficial do Reino Unido) para que reconhecessem a independência da ex-colônia

Kelyse Rodrigues

O dia 7 de setembro é marcado por desfiles e apresentações de escolas em todo o Brasil. O feriado da Independência é lembrado por ser um dos fatos históricos mais importantes do país. A data marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Além dos colégios, autoridades são convidadas a participar de diversas programações.

O Dia da Independência é comemorado desde a época do Primeiro Império; a cada ano comemorava-se para lembrar que o país conseguiu a independência de Portugal em 1822. Esse processo contou com alguns personagens, o príncipe regente D. Pedro, que se tornou imperador D. Pedro I, e alguns representantes da elite que tinham grande interesse na ruptura entre Brasil e Portugal. Os dois países tiveram alguns atritos no primeiro semestre em 1822. No mês de setembro, D. Pedro recebeu um ultimato para voltar a Portugal, sob uma ameaça de ataque militar. Ele estava em uma viagem ao Estado de São Paulo , recebeu a notícia e declarou o país independente às margens do rio Ipiranga, no dia 7.

Em Artur Nogueira, no interior de São Paulo, as autoridades foram convidadas a participar das comemorações. “Entre as atrações, um ato cívico com hasteamento da bandeira, cantando o hino nacional e do município”, explica a assessoria de comunicação da Prefeitura de Artur Nogueira. Já “em Engenheiro Coelho, não houve desfile cívico, apenas apresentações durante a semana em cada escola no horário de aula”, aponta Régis Fonner,  supervisor de ensino do município. Ele defende que envolver alunos em apresentações nessa comemoração os ensina a aprender a valorizar a história do país.

Após a independência, os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram Estados Unidos e México. Portugal exigiu 2 milhões de libras esterlinas (moeda oficial do Reino Unido) para que reconhecessem a independência da ex-colônia. D. Pedro que não tinha este valor e recorreu a um empréstimo com a Inglaterra.

*Foto: https://goo.gl/9t25PF

You may also read!

Como são medidos os terremotos?

Os sismógrafos são os instrumentos que registram as ondas sísmicas provocadas pelo movimento das placas tectônicas. Davi Sousa Dois

Read More...

Você conhece a Síndrome de Wendy?

Quando o cuidado excessivo se torna uma armadilha. Nicoly da Maia No dia a dia, muitas pessoas colocam as

Read More...

Enxaqueca aura: entenda como funciona e como tratar

Dentre os três tipos de enxaqueca, a com aura é a que se caracteriza pelas alterações sensoriais.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu