ENEM 2023: guia para o dia da prova

In Educação, Geral

Mais de 3,9 milhões de alunos são inscritos para a realização do ENEM.

Vefiola Shaka

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) vai ocorrer em novembro e os estudantes estão se preparando para a realização das provas. As inscrições foram feitas do dia 5 até o dia 16 de junho, através da página do participante e mais de 3,9 milhões de pessoas foram registradas.

A prova será realizada em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia, as perguntas vão ser sobre Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação. Enquanto isso, no segundo dia a prova vai ser focada em Ciências da Natureza e Matemática.

Os resultados do exame serão utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos das faculdades, além de ajudar como uma forma de classificação para os programas de bolsas de estudo, como o FIES.

Os locais de prova abrirão os portões de 12h até 13h, no horário de Brasília. O horário de término vai ser diferente: no dia 5 às 19h e no dia 12 de Novembro às 18h30.

O que é preciso levar no ENEM?

No dia da prova, é preciso levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e documento de identificação válido, pode ser físico ou digital. Também é sugerido levar o cartão de confirmação da inscrição e a declaração de comparecimento impressa, caso seja preciso justificar a sua presença. 

Neste ano serão válidos os documentos digitais como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital.

Para os estrangeiros, é preciso que os estudantes informem na inscrição sobre o documento de identidade expedido pelo Ministério da Justiça ou documento provisório de Registro Nacional Migratório.

O que não pode ser levado?

Antes de entrar na sala, será dado para os alunos um envelope porta-objetos para guardar os seus pertences até o final da prova. Objetos como boné, óculos escuros, caneta de material não transparente, lápis, corretivos, livros, anotações, fone de ouvido e qualquer tipo de dispositivo eletrônico são proibidos. Além disso, as bebidas alcoólicas, o uso de drogas, cigarros ou outro tipo de tabaco são estritamente proibidos no local do exame.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

You may also read!

Votação na Câmara aprova privatização da Sabesp

Elinelma Santos A Câmara Municipal do Estado de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (17) a privatização da Sabesp (Companhia

Read More...

Excesso de proteína aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Proteínas devem ser consumidas com equilíbrio, segundo especialistas. Késia Grigoletto  O excesso do consumo de proteínas aumenta o risco

Read More...

Jovens se sentem mais felizes sem o celular, diz pesquisa

Entenda como os adolescentes lidam com o tempo de tela. Luiza Strapassan O uso do celular entre os jovens

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu