Fiz o ENEM, e agora?

In Educação, Geral

Se você fez o ENEM e não sabe como utilizar sua nota, saiba as diversas opções que você tem.

Camylla Silva

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi aplicado nos dias 13 e 20 de dezembro. A avaliação é o maior exame que dá acesso ao ensino superior do Brasil. As notas podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições públicas e a bolsas de ensino e financiamento em faculdades privadas.

Antes de qualquer coisa, é importante saber que a nota por si só não garante bolsas, você deve aplicá-la em algum programa em busca de uma. Por isso, a consultora de carreiras, Marcia Menezes, ressalta pontos importantes para aproveitar melhor a nota do exame. “Há quatro maneiras de ser beneficiado. Você pode utilizar a nota para obter desconto, dependendo, têm percentual alto; você não precisa fazer vestibular de algumas instituições; pode entrar com o Prouni ou usar o Fies”, aconselha.

Para te auxiliar em fazer a escolha certa, abaixo estão as melhores opções de como você pode aplicar sua nota.

Prouni

O Prouni é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC), com intuito de oferecer oportunidades para os jovens ingressarem em uma universidade por meio de bolsas de estudo integrais e parciais, variando de acordo com a renda do candidato.

Para participar do Prouni, o candidato deve se adequar as seguintes categorias:

  • Ter nota maior que 450 no Enem;
  • Não ter nota máxima na redação;
  • Comprovar renda familiar (para bolsas integrais, 1,5 salário mínimo e 3 salários por pessoa para bolsas de 50%);
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou particular com bolsa.

O processo seletivo é como no Sisu e Sisutec. É preciso realizar a inscrição que é online e gratuita, selecionar as duas opções de cursos desejados na ordem de preferência e ficar atento quanto a evolução da nota de corte, que é atualizada diariamente.  

Fies

O Fies também é um programa gerenciado pelo governo que oferece um financiamento das mensalidades do curso que for escolhido. O financiamento poderá ser  parcial ou integral, dependendo da renda do candidato, arcando com os valores e mensalidades de forma reduzida, ou somente após a sua formação. 

Dentro do programa, tem a modalidade P-Fies que é o financiamento de 50% para os candidatos com rendimentos superiores a três salários mínimos por residente. Durante o curso, o aluno ficará responsável de pagar somente a metade do valor do curso.

Quem pode participar?

  • Quem não possuir bolsa; 
  • Ter nota mínima de 450 no Enem;
  • Quem tiver renda de até três salários mínimos por residente.

Sisutec

O Sistema de Seleção Unificada do Ensino Profissional e Tecnológico ou  Sisutec, é um programa do governo, no qual traz a possibilidade do participante ingressar em cursos técnicos e profissionalizantes a partir da nota do Enem. 

Como faço a inscrição?

O candidato deve ter realizado o Exame e não ter tirado nota máxima na redação. Vale lembrar que 85% das vagas são destinadas para os candidatos que já realizaram o ensino médio em redes públicas ou como bolsistas de escolas particulares.

Instituições particulares

Além de todas essas alternativas oferecidas pelo governo, muitas instituições oferecem desconto por meio da nota do Enem. “Quando o ingressante aproveita essa oportunidade, ele nem precisa de prestar o vestibular daquela instituição. O que já facilita bastante”, ressalta Márcia. É importante destacar também que o valor do desconto pode mudar de acordo com a nota que o participante tirou no exame e com o curso que foi aplicado.

You may also read!

Trend do palavrão: consequências na vida da criança

Videos de crianças proferindo palavrões nas redes sociais é alvo de críticas por afetar o desenvolvimento emocional dos pequenos

Read More...

Governo Lula anuncia a criação de novos Institutos Federais

O Governo Federal Brasileiro anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais (IFs) em todo o país até 2026.

Read More...

Brasil celebra Dia do Cacau hoje

O país é o sexto maior produtor de cacau no mundo. Gabrielle Venceslau O chocolate é uma das iguarias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu