Ensino a distância cresce mais de 400% na última década

In Educação, Geral

Censo da Educação Superior revelou o crescimento de 474% em uma década na modalidade à distância 

Julia Viana

Com tendência crescente, segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Ensino a Distância (Ead) teve um aumento relevante no período de dez anos. Essa tendência foi impulsionada principalmente pela rede particular em meio a consequências da pandemia, que foi forçada a modificar seu método de ensino.

Mas o próprio Censo mostra que é uma tendência observada mesmo antes da doença: nos últimos 10 anos, o índice de novos alunos de Ead aumentou 428,2%. Nas graduações presenciais, houve queda de 13,9% no mesmo período.

De acordo com o site do Ministério da Educação, a modalidade Ead consiste na função onde os professores estão longe fisicamente de seus alunos, tornando fundamental a entrada do meio digital. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na Educação Básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na Educação Superior. 

Impactos do Ead

Com aumento na adesão das aulas em ensino à distância o estudante de Jornalismo Yan Vitor do campus Ead do UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), que escolheu a opção de ensino à distância devido a pandemia da Covid-19 e não queria estar longe da família com a doença em circulação no país. Segundo ele, essa modalidade trouxe grandes benefícios para sua aprendizagem. “Tem me ajudado a ter mais concentração, a prestar atenção nas aulas mesmo à distância e autonomia, tipo ter meu horário de estudos”, conta.

Acreditar que  o aumento da procura pelo ensino à distância faz com que isso reforce a vantagem dessa modalidade é uma das convicções do Yan, que destaca o fato de pessoas que não tem condições financeiras para estudar interno e tem pessoas que estão estudando Ead fazendo uma segunda graduação.

Uma ex-estudante de Design Gráfico, que preferiu não se identificar, cursava a modalidade, optou por trancar a sua matrícula por duas razões. A primeira é que ela está produzindo seu doutorado que tem uma grande demanda, já o segundo é por ela não acreditar que o ensino à distância seja muito positivo. “Eu vejo que há também uma diferenciação do aprendizado do aluno, pois a gente tem poucos momentos quando é gravada”, ela cita.

Dados sobre a ascensão da modalidade

Segundo o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre 2011 e 2021 houve uma aumento de 474% na entrada de alunos na graduação em ensino a distância. Esses dados refletem o crescimento do ensino a distância no Brasil e foram divulgados pelo Inep e o Ministério da Educação em coletiva de imprensa no dia 4 de novembro.

Dando destaque para os estudantes dessa modalidade, o estudante Yan sente vantagens como, ter autonomia, quanto se fala em estudar em qualquer horário devido aos trabalhos domésticos, receber compromissos a fazer, conhecer novas pessoas, novas amizades mesmo a distância, estar perto da família, entre outros

O psicólogo Luis Soares destaca que, essa modalidade de ensino ajuda no processo de produtividade, na saúde mental, autonomia e autoestima. “Um resultado positivo a ter esse acesso de ensino à distância em que ajudou na questão da flexibilidade o estudante ele assiste às aulas na hora mais conveniente, então para muitas pessoas isso é é importante”, apresenta.

You may also read!

Como as microssonecas afetam nossa saúde

As “inofensivas” sonecas que duram apenas segundos podem significar uma péssima rotina de sono. Nicoly da Maia As microssonecas

Read More...

Governo lança programa com investimentos de R$ 700 milhões para Amazônia

A parceria com 70 municípios prevê a redução de desmatamentos e incêndios zero até 2030 na Amazônia. Elinelma Vasconcelos

Read More...

A luta de Duna contra a inteligência artificial

Saga de Duna, escrita por Frank Herbert, mostra superação das máquinas e da inteligência artificial em favor da humanização

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu