Décimo terceiro impacta economia brasileira

In Economia, Geral

Todos os anos, o valor do salário extra injeta bilhões de reais na economia do Brasil.

Lana Bianchessi

Esse ano, a lei 4.090/1962, que instituiu o décimo terceiro, completou 60 anos desde sua sanção, em 1962, pelo ex-presidente do Brasil João Goulart. Desde então, o salário se tornou uma ferramenta que impulsiona a economia, garantindo o grande consumo de empresas privadas ou até mesmo o do microempreendedor. Ano passado, a gratificação injetou 232 bilhões de reais, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). 

“O décimo terceiro salário tem um grande impacto, porque coincide com festas de fim de ano, onde há algumas despesas a mais e, tradicionalmente, isso gera um aquecimento na economia. Além de que muitas profissões e muito empregos são gerados nesse momento mesmo que de maneira temporária”, destaca o economista e professor da PUC-Campinas, Pedro de Miranda Costa.

Quem tem direito ao décimo terceiro?

De acordo com a consolidação das leis do trabalho, quem tem o direito de receber o benefício, além dos trabalhadores que têm carteira assinada, são: aposentados, trabalhadores em licença-maternidade, quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias, pensionistas e afastados por doença ou acidente. 

O valor pode ser pago em uma ou duas parcelas. Se o beneficiário optar por receber em uma parcela, receberá até o dia 30 de novembro. Mas se escolher receber em duas parcelas, o primeiro valor deverá ser pago entre o primeiro dia de fevereiro até o dia trinta de novembro e a segunda parcela até o dia vinte de dezembro do mesmo ano.

A funcionária pública Adriana Mierez já recebe o décimo terceiro salário há mais de 15 anos, e conta os seus planos para o bônus deste ano: “meu planejamento com o décimo terceiro, acredito que como a maioria de todo braileiro, vai ser gastar com festas de fim de ano, comemorações natalinas, presentes para a família e, uma parte dele, eu guardo para algum imprevisto ou alguma urgência“, expressa. 

O bônus é significativo

O impacto do décimo terceiro salário na vida do Brasileiro é um pouco menor atualmente por conta do crescimento de microempreendedores, pessoas autônomas e trabalhadores sem carteira assinada. Segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de  profissionais que não têm os benefícios da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), cresceu 2,4% em comparação com o mesmo período de 2021, o que corresponde a 25,9 milhões de pessoas. 

“O valor continua sendo significativo, e até mesmo esses pequenos empreendedores acabam aumentando o seu faturamento em função do aumento de gastos dessa massa de assalariados”, opina o economista Pedro Costa.

O advogado Alexandre Oigres, de 25 anos, expressa que acha o bônus bom para a economia brasileira, “porque ele acaba movimentando o comércio e a indústria para o fim de ano, que é uma época que tem muitas festividades”, diz. 

Costa ressalta que para o assalariado, é um aumento de renda que, em muitas circunstâncias, também é acompanhado de um aumento de gastos. “No entanto, isso movimenta a economia e permite a muitos trabalhadores aumentarem a sua renda em função desses empregos que são gerados”, comenta. 

Bonificação juntamente com gastos

O economista explica que mesmo o décimo terceiro é uma bonificação bastante agradável, já que o fim de ano traz muitos gastos envolvendo imóvel ou automóvel próprio, criança em idade escolar e outros impostos que recaem neste último mês. 

“O ideal seria guardar o dinheiro, mas é óbvio que final de ano as pessoas são sensíveis ao apelo de consumir, comprar um presente e fazer uma ceia de natal mais recheada. Na situação real, há um aumento de gastos consumidos durante o próprio mês de dezembro”, explica ele. 

O modo como as pessoas irão gastar o décimo terceiro pode refletir no próximo ano e, por isso, é importante pensar no futuro, como relata Alexandre: “eu planejo pagar algumas dívidas e reorganizar minha vida financeira. Infelizmente não vai dar para gastar com alguma coisa esse ano”, expressa. 

Como fazer um melhor aproveitamento do décimo terceiro?

É essencial observar de acordo com cada planejamento financeiro a melhor forma de usufruir da bonificação. Para aqueles que têm condição, uma boa providência é aproveitar e guardar esse dinheiro. “E os que estejam dispostos a fazer uma contenção de gastos e eventualmente tenham alguma dívida, também é uma oportunidade de abater essa quantia, porque isso evidentemente vai fazer diferença em relação aos juros da dívida“, ensina o economista. 

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu