Governo anuncia repasse de verba para distribuição de absorventes

In Geral, Saúde

Depois de oito meses, o Ministério da Saúde vai disponibilizar verba para que municípios distribuam absorventes gratuitamente para mulheres de baixa renda.

Paula Orling

O Governo Federal anunciou repasse de verba para distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda nesta terça-feira. O presidente Jair Bolsonaro promulgou a lei que criou o programa em março deste ano e, apenas oito meses depois, o Ministério da Saúde publicou a portaria que vai repassar o dinheiro do governo federal para os municípios. 

O projeto prevê beneficiar 4 milhões de brasileiras em precariedade menstrual. Delas, 3,59 milhões são estudantes de baixa renda nos níveis de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino profissional; 291 mil adolescentes que vivem em instituições socioeducativas; 14 mil pessoas de 8 a 50 anos que vivem em situação de rua.

Custos da distribuição de absorventes

Em 2022, o Ministério da Saúde repassará apenas o valor referente aos meses de novembro e dezembro, o que equivale a R$ 23,4 milhões. A partir de 2024, o gasto governamental será de R$ 140 milhões por ano.

Os governadores e os prefeitos receberão a verba. Assim, eles serão responsáveis pela gestão dos recursos e pela distribuição de absorventes e outros artigos de saúde menstrual para a população feminina, de forma gratuita.

Unidades Básicas de Saúde, instituições de ensino e consultórios homologados pelo Ministério da Saúde serão os polos em que as mulheres podem ter acesso aos produtos que o governo financia.

Desenvolvimento do programa

Em agosto do ano passado, a Câmara e o Senado aprovaram o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. Entretanto, Bolsonaro vetou parte do projeto, que previa a distribuição gratuita de absorvente e outros itens de higiene menstrual. A justificativa presidencial foi a falta de previsão de gastos.

Em seguida, o Congresso derrubou o veto presidencial e Bolsonaro promulgou a lei em março de 2022. O prazo para a liberação da verba foi de 120 dias, que não foi cumprido.

You may also read!

Conheça o benefício do povo

O governo brasileiro dispõe de benefícios sociais à população que são programas de transferência de renda oferecidos pela União

Read More...

Número de médicos no Brasil quadruplica e desigualdade persiste

Relatório reafirma o que muitos já sabem: a desigualdade não é uma preocupação. Lucas Pazzaglini A notícia não é

Read More...

Cerca de 70% dos trabalhadores mentem em seus currículos

De acordo com nova pesquisa de Comportamento de Candidatos a Emprego, foi descoberto taxas altas de mentira no processo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu