Lula é eleito presidente do Brasil

In Geral, Política

O presidente eleito assumirá no dia 1º de janeiro e governará o país pelos próximos quatro anos.

Paula Orling

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou o segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Ele concorria contra o candidato à reeleição Jair Messias Bolsonaro (PL). Lula assumirá o governo do país pelos próximos quatro anos em 1º de janeiro de 2023. Ele já governou o país entre o início de 2003 e o final de 2010, sendo o 35º presidente do Brasil. Lula substituiu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB.

O sindicalista, metalúrgico e político nasceu em Caetés, Pernambuco, em 1945. Em 1980, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT), do qual faz parte até hoje. Durante a Ditadura Militar, Lula liderou greves no ABC Paulista, foi um dos líderes das Diretas Já e, em 1986, foi eleito como deputado federal pelo estado de São Paulo.

Propostas de governo

Dentre as propostas especificadas em carta pelo eleito para este novo governo estão 13 eixos centrais. O presidente propõe melhorias em aspectos como agricultura e sustentabilidade, democracia e liberdade, industrialização brasileira, além do retorno do programa Bolsa Família e da elevação da faixa de isenção do Imposto de Renda. Investimentos no programa Minha Casa, Minha Vida também são prioridade, de acordo com o presidente eleito. A carta não menciona o teto de gastos.

Lula afirmou nas redes sociais que não pretende concorrer à reeleição em 2026. “Eu se eleito serei um presidente de um mandato só. Os líderes se fazem trabalhando, no seu compromisso com a população”, declarou na terça-feira (25).

Próximo ao primeiro turno, em 28 de setembro, o político fez afirmação semelhante e justificou a decisão de governar por apenas mais quatro anos devido à idade. No dia 27 de outubro, Lula completou 77 anos de idade. Em 2026, ele terá 81 anos.

You may also read!

Mais de 1 bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente no mundo

Enquanto 780 milhões de pessoas passam fome, 132 kg em média de alimentos são desperdiçados por pessoa a cada

Read More...

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu