Meditar pode ser tão eficaz quanto tomar remédios para ansiedade

In Geral, Saúde

Especialista explica que a meditação é essencial no controle de qualquer doença.

Sâmilla Oliveira

Com uma rotina tão agitada, parar, respirar e se concentrar no momento não são coisas fáceis de se fazer. De acordo com um estudo de Harvard, a meditação tem sido cada vez mais utilizada como uma prática terapêutica para ajudar pessoas que sofrem de ansiedade. 

A técnica, que consiste em concentrar a atenção no momento presente e em respirar profundamente, pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade de vida. Um estudo da revista Jama Internal Medicine mostrou que a meditação pode ser tão eficaz quanto os medicamentos para a ansiedade no tratamento a curto prazo. 

Segundo Juliana Carvalhaes, fundadora do Instituto Nacional de Meditação, a meditação reduz a ansiedade porque diminui o cortisol plasmático, hormônio que em quantidades altas causa estresse, e diminui inflamações. “Na hora da prática da meditação, o cortisol é reduzido em até 30%. Tudo isso coloca a pessoa em um estado de relaxamento profundo”, explica. 

Juliana explica que a meditação geralmente é praticada duas vezes ao dia para preparar a pessoa para o dia de trabalho e para a noite de descanso. “Isso ajuda a ter um sono profundo e reparador. Assim, a pessoa acorda com mais facilidade e se sente mais descansada”, afirma.

Conheça os benefícios 

A especialista afirma que os motivos que a levaram a buscar aprender sobre a meditação foram a ansiedade, pânico e depressão. “É muito fácil se perder na sensação de que precisamos controlar tudo a qualquer custo. Antecipar problemas não é a solução”, declara. Ela conta que existem pelo menos 300 tipos de meditação. Segundo ela, foi através disso que ela encontrou uma ferramenta para se livrar das doenças da mente. 

Luiza Bittencourt é especialista em Neurociências e Comportamento. Segundo ela, a prática regular da meditação é capaz de mudar o nosso cérebro. Ela conta que tem alunos que puderam se desvencilhar de remédios ao manter a frequência correta da prática. “Além da ansiedade, enxaqueca, convulsão e gastrite nervosa são exemplos de doenças que podem ser controladas com a meditação”, afirma. 

Luiza acredita que a meditação é um método complementar essencial no controle de qualquer doença. Ela conta que aumentar a consciência do momento presente e desenvolver a capacidade de lidar com pensamentos e emoções negativas é um passo importante para uma vida mais saudável. 

Como meditar?

Luiza explica que se você tem um corpo, uma mente e se você respira, você será bem-sucedido. Meditação não é esvaziar a mente. Isso é impossível! “Acabar com esse mito é muito importante. Nós pensamos porque nossa mente foi feita para pensar”, comenta.

A especialista afirma que o importante é estar em uma posição correta, estar sempre alerta e confortável. Ela conta que é obrigatório sentar na famosa posição de lótus no chão. Até em uma cadeira ou mesmo na cama, é possível meditar. “Começar com poucos minutos vai fazer diferença no seu dia e já vai deixar você mais motivado”, ressalta Luiza. 

Segundo Luiza, além de problemas com ansiedade, a meditação também pode colaborar com o controle da autocobrança e da autossabotagem. “Encaixe alguns minutinhos no seu dia para se concentrar no momento, não tem um horário melhor ou pior. Procure o que funciona na sua rotina agora, anote, coloque um alarme e faça! Vai fazer toda a diferença”, finaliza.

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu