Morre Rita Lee, rainha do rock brasileiro, aos 75 anos

In Cultura, Geral

Julia Viana e Lana Bianchessi

A rainha do rock brasileiro, Rita Lee, morreu nesta segunda-feira(8) aos 75 anos, em São Paulo. A cantora tratava um câncer no pulmão que foi diagnosticado em 2021. O velório ocorrerá no Planetário do Parque Ibirapuera e será aberto ao público, nesta quarta-feira (10), das 10h às 17h.

O comunicado oficial de seu falecimento foi publicado por seus familiares no Instagram da cantora. “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”, diz comunicado.

Rita Lee foi diagnosticada com um câncer primário no pulmão esquerdo em maio de 2021 e desde então se submeteu a um tratamento de imunoterapia e radioterapia. Em abril de 2022 foi anunciado que a cantora estava curada da doença mas no dia 24 de fevereiro de 2023, Rita foi internada no Hospital Albert Einstein com um quadro de desnutrição e aos poucos a doença foi se agravando.

Carreira

Rita Lee Jones de Carvalho, nasceu no dia 31 de dezembro de 1947, na capital paulista, filha do dentista Charles Fenley Jones, descendente de imigrantes norte-americanos, e da pianista Romilda Padula Jones, filha de imigrantes italianos.

Rita aprendeu a tocar bateria aos 15 anos e aos 16 teve um trio feminino chamado “Teenage Singers”. Em 1960 o trio de Rita, Arnaldo e Sérgio se tornou a banda “Os Mutantes” e mais tarde, em 1970, lançou seu álbum solo Build Up. Esse álbum despertou o início de sua carreira solo, o que levou a artista a sair da banda e lançar novos álbuns.

Após a saída de Os Mutantes, Rita Lee formou outra banda com amigos, incluindo Luis Sérgio Carlini e Lee Marcucci, chamada Tutti Frutti, em 1973. Nesse grupo, a artista cantava e tocava violão, piano, gaita e sintetizador. Em 1975, foi lançado o disco Fruto Proibido, com sucessos como “Agora Só Falta Você”, “Esse Tal de Roque Enrow” e “Ovelha Negra”. 

Esse disco vendeu mais de 200 mil cópias na época e se tornou um clássico do rock brasileiro. Assim, foi consolidado o apelido de “Rainha do Rock Brasileiro” para Rita Lee. Outro dos álbuns de maior sucesso foi “Rita Lee”, com “Mania de Você”, “Chega mais” e “Doce Vampiro”.  

Homenagens

Algumas personalidades importantes deram suas devidas condolências à rainha do rock brasileiro. Gilberto Gil publicou uma homenagem à cantora e desejou que ela descanse, enviando condolências aos familiares. Xuxa postou uma foto na qual aparece de mãos dadas com a cantora e escreveu “te amo”. A cantora Pitty prestou condolências à família da artista e disse que vai amar e lembrar a cantora para sempre, pois ela foi única. 

O presidente Luiz Inácio da Silva Lula também se manifestou sobre a morte de Rita com uma publicação em seu Twitter. Ele lamentou a partida da artista, prestou condolências aos seus familiares e também exaltou a trajetória profissional da cantora.

You may also read!

Como são medidos os terremotos?

Os sismógrafos são os instrumentos que registram as ondas sísmicas provocadas pelo movimento das placas tectônicas. Davi Sousa Dois

Read More...

Você conhece a Síndrome de Wendy?

Quando o cuidado excessivo se torna uma armadilha. Nicoly da Maia No dia a dia, muitas pessoas colocam as

Read More...

Enxaqueca aura: entenda como funciona e como tratar

Dentre os três tipos de enxaqueca, a com aura é a que se caracteriza pelas alterações sensoriais.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu