MPEs são responsáveis por 70% dos empregos no Brasil

In Economia, Geral

No mês de junho deste ano, as MPEs foram responsáveis por gerar 113 mil empregos.

Diogo Cruz

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) registrou um aumento na criação de vagas de emprego, totalizando um acréscimo significativo de 1,023 milhão de oportunidades, cerca de 70% de toda a contratação de novos empregos no Brasil. Esse crescimento no primeiro semestre foi no setor de Micro e Pequenas Empresas (MPEs). 

Segundo o Sebrae, utilizando informações oriundas do CAGED (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados), quase 710 mil novas vagas de trabalho foram formalmente registradas no setor durante os primeiros seis meses deste ano. O presidente do Sebrae, Carlos Melles, afirma que “mesmo enfrentando uma taxa de juros absurda e que inibe o investimento, as micro e pequenas empresas deram, mais uma vez, uma contribuição inestimável à manutenção do emprego no país”.

Contratações

Vários setores da economia estão desempenhando um papel significativo na criação de empregos formais. As principais contratações estão concentradas nas seguintes seções:

1. Empresas de Construção: Com a adição de aproximadamente 147 mil novos postos de trabalho, o setor de construção está em atividade, impulsionando a expansão do emprego e contribuindo para o desenvolvimento econômico.

2. Indústria da Transformação: Demonstrando seu papel crucial na geração de oportunidades e como força motriz da economia, a indústria da transformação registrou cerca de 72 mil contratações, consolidando sua contribuição para o mercado de trabalho.

3. Comércio: O setor comercial também contribuiu para o cenário ao gerar aproximadamente 60 mil novos empregos. Esses números refletem a vitalidade do comércio e seu papel fundamental na criação de ocupações.

4. Setor de Serviços: Mostrando sua dinâmica e diversificação, o setor de serviços foi responsável por cerca de 394 mil novas admissões. Ele desempenha um papel amplo na economia e impulsiona a criação de empregos em várias áreas.

Desempenho e Resultados 

De acordo com a pesquisa, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo no mês de junho de 2023. Os destaques entre as MPEs ficaram com: Setores de Serviços (18.302), Agropecuária (5.812) e Indústria da Transformação (2.055).

Dentre essas contratações, o setor de serviços gerou 394 mil novos empregos no acumulado de 2023. Isso reflete a importância desse campo na economia e na absorção de mão de obra. Apenas no mês de junho deste ano, as MPEs foram responsáveis por gerar 113 mil empregos, reforçando sua contribuição constante para o mercado de trabalho e o crescimento econômico.

Histórias reais 

O ramo de salão de beleza está em alta no Brasil. Um balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF) indica que o segmento de saúde, beleza e bem-estar teve a segunda maior taxa de crescimento no setor, aumentando 21,5% o faturamento em 2022. 

Walquiria Cristina é uma microempreendedora de um estúdio de beleza e atua há mais de 5 anos no mercado. Para ela, entrar no ramo da beleza foi difícil no começo. “Leva tempo para conquistar os clientes e manter as despesas, como o aluguel”, relata. 

Outro empreendedor é o Victor Meneses, ele é co-proprietário de um serviço local de comida na cidade de Engenheiro Coelho. Ele afirma que trabalhar por conta própria ainda é um grande desafio no Brasil por causa das altas taxas de impostos cobrados para manter um negócio hoje em dia. “A nossa carga tributária é muito grande e não é viável para nenhum dos lados”, finaliza.

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu