Prótese e tecnologias transformam vida de animais feridos

In Ciência e Tecnologia, Geral, Saúde

Próteses e outros mecanismos adaptáveis melhoram a qualidade de vida de animais que necessitam deles para sobreviver.

Lana Bianchessi

Ser impossibilitado de realizar atividades naturais e do dia-a-dia é uma realidade para animais com histórico de traumas físicos ou atitudes de pessoas mal intencionadas. Mas, tais circunstâncias podem e estão sendo revertidas quando é usada a tecnologia atual para fabricar próteses e materiais que permitem aos animais retomarem a movimentação. 

A veterinária e zootecnista Maria Ângela Panelli, especializada em ortopedia de cães, gatos e animais silvestres contribui com essa realidade. “A melhora da qualidade de vida é gritante, você percebe agradecimento nos olhos e na feição dos animais, eles se sentem muito bem”, conta sobre a assistência que é dada aos seus pacientes.

Por que necessitam deste auxílio?

Nenhum animal escolhe passar por esse tipo de situação e os motivos costumam variar entre traumas sofridos por acidente ou apreensões por indivíduos que trabalham com o comércio ilegal de espécies.

Cão sem o membro dianteiro com prótese.
Cão sem o membro dianteiro com prótese. Foto: Maria Ângela Panelli

De acordo com a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), 38 milhões de animais silvestres são retirados ilegalmente das florestas brasileiras por ano. Essa maneira de retirada é nociva aos animais, porque quando capturados, eles sofrem diferentes agressões: são armazenados em gaiolas compartilhadas, lotadas e muitos acabam morrendo de desnutrição.

Outro ponto que traz preocupação é o nível de acidentes nas rodovias brasileiras que tem como estimativa que mais de 400 milhões de vertebrados silvestres são mortos atropelados todo ano, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Com isso, muitos deles acabam perdendo partes do corpo, contraindo doenças que prejudicam a locomoção ou suas funções básicas e, dessa forma, necessitam de auxílio externo para viver normalmente.

A vida com a prótese

Ao passar pela cirurgia, mesmo que a recuperação seja difícil e delicada, o animal é grandemente beneficiado e já se sente melhor.

A veterinária relata que é uma vida nova para eles, principalmente com a prótese de bico em aves, pois elas não conseguem se alimentar devidamente com o bico obstruído, e ao perceber a existência da prótese, imediatamente o animal começa a comer. “É muito gratificante ver essa modificação tão benéfica”, relata Maria Ângela. 

Richard Lázaro de Moura, estudante de medicina veterinária e aluno de Maria Ângela diz que “as próteses são mágicas na vida desses animais que precisam delas e tanto antes como depois se nota uma necessidade de readaptação à nova realidade”. 

Ele comenta que a tecnologia ajuda a produzir mais peças atualmente, já que antes não existia o recurso de usar a resina e impressora 3D, nem o conhecimento de fazer os moldes por meio de materiais mais modernos, como o termoplástico, um tipo de material artificial que pode ser remodelado quando submetido a altas temperaturas.

“Felizmente, a tecnologia está ajudando a desenvolver essas próteses e facilitar que elas sejam fabricadas em vários locais do Brasil, por vários profissionais diferentes”, afirma Richard. 

Ave com prótese de bico.
Ave com prótese de bico. Foto: Maria Ângela Panelli

You may also read!

Conheça o benefício do povo

O governo brasileiro dispõe de benefícios sociais à população que são programas de transferência de renda oferecidos pela União

Read More...

Número de médicos no Brasil quadruplica e desigualdade persiste

Relatório reafirma o que muitos já sabem: a desigualdade não é uma preocupação. Lucas Pazzaglini A notícia não é

Read More...

Cerca de 70% dos trabalhadores mentem em seus currículos

De acordo com nova pesquisa de Comportamento de Candidatos a Emprego, foi descoberto taxas altas de mentira no processo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu