Trend do palavrão: consequências na vida da criança

In Cultura, Educação, Geral

Videos de crianças proferindo palavrões nas redes sociais é alvo de críticas por afetar o desenvolvimento emocional dos pequenos

Maria Eduarda Tomaz

A trend que envolve crianças e pais ganhou visibilidade durante o mês de fevereiro, nas redes sociais. Nos vídeos as crianças são orientadas pelos responsáveis enquanto estão em algum cômodo da casa, a falarem palavrões. Os pais explicam o que as crianças devem fazer, deixando elas sozinhas com o celular gravando, depois elas sinalizam que terminaram de falar e os pais voltam.

A intenção do primeiro vídeo era para os pais descobrirem se os filhos sabem algum palavrão, e de maneira pedagógica os pais iriam buscar a melhor saída. Mas com o tempo ela foi modificada. 

Consequências da trend 

A especialista Mariana Pereira diz que “as crianças nem sabem o que estão falando, elas só repetem o que os pais ou outras pessoas que elas convivem falam, e o ambiente em que a criança vive é crucial para seu desenvolvimento.”

Mariana alerta os efeitos que essa trend pode causar, como a confusão mental quando os pais (em sua grande maioria) não permitem que seus filhos falem palavrão e de repente eles autorizam a criança a falar, além da falta de confiança, quando os pais expõem seus filhos na internet eles tiram a segurança sentimental desses menores. “ A criança também tem sentimento”, completa Mariana.

Hábitos familiares 

Cada família tem os seus hábitos, e esses hábitos influenciam a vida da criança. Thayane Vasconcellos, mãe da Melissa, diz que os pais devem incentivar seus filhos a terem uma relação saudável com as palavras e seus sentimentos, no qual a criança não precise usar palavrões para desabafar.

E todo esse apoio com a criança vai além das palavras, consiste em ações, como o exemplo que os pais dão para essas crianças no seu dia a dia. 

You may also read!

Como as microssonecas afetam nossa saúde

As “inofensivas” sonecas que duram apenas segundos podem significar uma péssima rotina de sono. Nicoly da Maia As microssonecas

Read More...

Governo lança programa com investimentos de R$ 700 milhões para Amazônia

A parceria com 70 municípios prevê a redução de desmatamentos e incêndios zero até 2030 na Amazônia. Elinelma Vasconcelos

Read More...

A luta de Duna contra a inteligência artificial

Saga de Duna, escrita por Frank Herbert, mostra superação das máquinas e da inteligência artificial em favor da humanização

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu