Trends de redes sociais podem ser perigosas e prejudicar a saúde

In Cultura, Geral

Algumas trends virais nas redes sociais tem causado graves problemas de saúde e podem até levar à morte.

Nycole de Souza

As redes sociais necessitam de interação com o público. Para que isso aconteça, as plataformas digitais utilizam algumas ferramentas como as trends. Músicas, danças, tutorias de maquiagem, dublagens e desafios são viralizados nas redes e contagiam o internauta a reproduzir. O Tik Tok, por exemplo, alimentado por trends, bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês em 2021, conforme um anúncio feito pela própria plataforma. Porém, o que muitos não sabem é que esses virais podem ser perigosos.

Em 2020, foi lançado o Desafio da Farinha. Uma brincadeira que começou no Tik Tok, mas logo chegou ao Instagram e ao YouTube. Famosos como Rafa Kalimann, Luan Santana, Mc Melody e o canal Beleza Teen, também entraram na onda. A trend desafia os participantes a responderem algumas perguntas e dependendo da resposta, a pessoa tem o rosto mergulhado em um recipiente com farinha de trigo.

Pode parecer engraçado e divertido, porém, o pneumologista Marcelo Rabahi, diretor clínico do Hospital Orion (GO), em uma entrevista à revista digital Crescer, alerta sobre o perigo dessa brincadeira. “A farinha é feita de partículas muito finas que podem atingir a parte mais profunda do pulmão, levando a uma irritação. Como é uma partícula inorgânica, ou seja, industrializada, provavelmente vai prejudicar o aparelho respiratório, ocasionando uma crise de tosse. Ao tossir, ela vai inalar uma quantidade muito maior de farinha, podendo levar, consequentemente, a uma insuficiência respiratória. Então, ao aspirar mais farinha, ela poderá ter falta de ar”, explica.

Um outro desafio bastante reproduzido foi o “Desafio da rasteira”. Duas pessoas mandam uma terceira dar um pulo e no momento que isso acontece, elas chutam as pernas da vítima como uma rasteira para ela cair. Nos Estados Unidos, Massachusetts, uma garota de 13 anos foi alvo dessa brincadeira na escola e ficou gravemente ferida. “Eu senti como se fosse morrer”, disse Kathleen de Jesus em uma entrevista ao jornal 10 Boston. Após o ocorrido, a adolescente bateu a cabeça e lesionou a coluna. Ela foi internada mas por fim, conseguiu recuperar os movimentos. 

Kathleen teve um fim diferente da jovem Emanuela Medeiros, de 16 anos, que após participar do mesmo desafio na Escola Municipal Antonio Fagundes, em Mossoró, Rio Grande do Norte, sofreu um traumatismo craniano. Ao bater a cabeça no chão, ela foi levada ao hospital, porém, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.

Os influencers digitais, as blogueiras que realizam desafios como esses, influenciam os jovens a fazer o mesmo. Passar alimentos na pele para fazer skincare, pode parecer inofensivo e até uma solução para algumas imperfeições, mas ele em composição a algum produto testado, a esteticista Beatriz Antunes, em entrevista ao site DicasdeMulher, ressalta. “Não recomendo e nem indico o uso da esfoliação caseira com a borra de café. O que poucos sabem é que esse método pode causar diversos efeitos negativos para a saúde da pele. O café que utilizamos em casa foi produzido para meios alimentícios, ou seja, seus grãos foram moídos de forma aleatória, contendo extremidades pontiagudas, o que pode causar lesões graves quando utilizado sobre a pele.”

Outra dica de skincare que vem se popularizando é a de passar protetor solar em apenas algumas áreas do rosto para deixar um efeito de contorno. A enfermeira Tauany Soares, trabalha na Atenção básica, UBS de Brasília-DF e fala sobre os malefícios de fazer o uso dessa maneira do produto. “A pele fica desprotegida para os raios solares, o protetor solar é para ser passado por toda a pele para ter o melhor resultado do que é esperado”, explica.

Há também donas de casa que criam receitas para limpezas profundas na pele, porém, algumas dessas composições podem ser tóxicas e trazer doenças. A mistura de água sanitária com qualquer outro tipo de produto pode se tornar muito perigosa para o manuseio e é uma dica da internet para facilitar a limpeza. Contudo, se forem inaladas, podem causar problemas de saúde, alergias, intoxicações e queimaduras.

O valor de um like 

O psicólogo Willie David, de Minas Gerais, disse que os influencers e jovens fazem de tudo para receberem um like nas redes sociais. “Conheci alguém que se machucou feio. Na época da brincadeira de jogar gelo na cabeça, o menino foi reproduzir a brincadeira, passou mal, ficou com hipotermia e teve um problema sério”, relembra.

Willie fala sobre todos tentarem reproduzir as trends. “O problema está na incapacidade dele em refletir. Os jovens precisam parar de ser Maria vai com as outras”, afirma. Segundo ele, muitos só estão em busca de aceitação a todo custo e para isso se tornar real, precisam seguir a influência de um personagem.

O psicólogo ainda explica que desde a infância as pessoas estão acostumadas a seguir orientações de uma figura de autoridade como os pais. Quando elas acompanham os influencers, por não terem aprendido a ouvir a própria voz, acabam sendo influenciadas. Atitude que, conforme ele, irá afetar a mente do jovem ainda em formação. 

David finaliza com uma recomendação para quem continua reproduzindo conteúdos da internet sem nenhuma cautela: “Levem os jovens à reflexão. Em vez de reproduzir algo do outro, comece a produzir algo próprio”, ele conclui.

You may also read!

Dengue e Covid: os diferentes sintomas das doenças

Febre e dor de cabeça são sintomas comuns, e especialistas apontam quais devemos nos alertar.  Davi Sousa O Brasil

Read More...

Como as microssonecas afetam nossa saúde

As “inofensivas” sonecas que duram apenas segundos podem significar uma péssima rotina de sono. Nicoly da Maia As microssonecas

Read More...

Governo lança programa com investimentos de R$ 700 milhões para Amazônia

A parceria com 70 municípios prevê a redução de desmatamentos e incêndios zero até 2030 na Amazônia. Elinelma Vasconcelos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu