Uso correto de creatina pode trazer benefícios para atividades físicas

In Geral, Saúde

No mundo fitness e do esporte a substância é uma forte aliada, impulsionando atletas a atingirem o nível desejado.

Estefany Antunes

A creatina tem sido uma grande aliada dos atletas e do mundo fitness, sendo utilizada em diversos contextos. Recomendada por profissionais da saúde, ela ajuda a melhorar o desempenho nas atividades físicas, fornecendo energia para os músculos, aumentando a massa muscular e cooperando para a prevenção de doenças crônicas, segundo a pesquisa Medicina e ciência no sport.

A substância é produzida pelo corpo, através do pâncreas, rins e fígado ou por meio do consumo de alimentos de origem animal, como peixes, carne, frango e derivados de leite. Um estudo feito para analisar o comportamento da creatina no corpo trouxe como conclusão uma melhor performance no desempenho de atividades físicas em respostas a treinos. A suplementação melhorou a massa livre de gordura, e a morfologia muscular. 

“Os estudos mostram que a suplementação de creatina, quando bem utilizada, não prejudica as funções renais, hepáticas ou cardiovasculares. Porém, as gestantes, lactantes, crianças e adolescentes não devem fazer uso, se não por prescrição nutricional ou médica”, explica a nutricionista Larissa Mendes. 

Benefícios

De acordo com a nutricionista Larissa Mendes, a utilização da creatina oferece várias vantagens, como:

  • Aumento de energia;
  • Disposição; 
  • Força muscular;
  • Previne a sarcopenia; 
  • Auxilia na regeneração muscular;
  • Ajuda no tratamento de doenças neuromusculares.

“Comecei a tomar buscando uma melhor performance nas atividades físicas. Como um universitário que vive cansado, ter um extra nesse aspecto ajuda muito a se manter no foco”, comenta o estudante Luís Henrique.

Tipos de creatina

Existem alguns tipos de creatina no mercado, entre elas está a monoidratada que é a mais conhecida e comercializada. Uma das principais causas é pela capacidade de elevar os níveis de creatina e a fosfocreatina no sangue, músculos e tecidos do corpo em média 20% a 40%.

“Comecei a usar porque voltei a correr, e consegui perceber uma diferença gritante após uns 15 dias. Consegui evoluir na progressão de carga de forma significativa na academia. Além disso, consegui ganhar massa magra em um período de tempo mais curto, conta a atleta de corrida Mariana Dalla. 

O suplemento é conhecido por ter alto potencial na ação do mitocôndrias, membro interno das células responsável por gerar energia. Nesse processo, a versão monoidratada é reconhecida como uma das mais estáveis do mercado, além de ser  acessível, melhorando a relação custo-benefício.

Também existem outros tipos de creatina como, a micronizada, citrato de creatina, Etil Éster, Kre-Alcalina, malato e a piruvato. A substância é indicada não somente para atletas, mas para todos que buscam ter um melhor desempenho físico nas atividades físicas. 

Dessa forma, você consegue melhorar sua saúde e qualidade de vida. Afinal a creatina é uma substância natural e que pode trazer amplos benefícios, desde que o uso seja correto e orientado por um bom profissional.

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