Verão: o que fazer para diminuir o calor diante das altas temperaturas?

In Geral, Meio Ambiente

Com as mudanças climáticas, o calor do verão tem tirado a paz de muitos. Mas é possível se refrescar e se sentir confortável com dicas úteis.

Camylla Silva

Falta pouco para o verão acabar e com isso, estão ocorrendo várias mudanças climáticas que podem te deixar um pouco confuso. Entre sol e chuva, é bem provável que você já tenha pensado em como amenizar o calor extremo sem precisar esperar a tão famosa “chuva pós sol”. 

Mesmo com o mormaço e as temperaturas lá em cima, existem soluções para ficar confortável em um ambiente e evitar a sensação de estar “derretendo”. Por isso, separei algumas dicas de como enfrentar as altas temperaturas e se refrescar de forma simples e acessível.

Ambientes e suas entradas de ar 

É um fato que ambientes fechados causam mais calor. Como é inviável ter ar-condicionado em todos os cômodos, o ideal é contar com algumas alternativas mais simples que dão bons resultados na climatização do local. Para diminuir o mormaço quente e deixar o ambiente mais confortável no verão, você precisa de seguir as seguintes orientações:

  • Deixe as janelas abertas, e se houver sol, para não aquecer o local, só feche as cortinas;
  • Evite cores escuras e quentes em paredes e roupas de cama;
  • Evite deixar aparelhos eletrônicos ligados por muito tempo, pois podem esquentar o ambiente;
  • Troque as lâmpadas por modelos de LED (consomem menos energia e refletem raios frios);
  • Posicione os ventiladores em locais estratégicos ou se preferir, instale um bom ar-condicionado ou climatizador.

Hidratação 

Além de preparar o ambiente, também é indispensável ter autocuidado diante dos climas quentes. Já que sabemos que nosso corpo é composto por 70% de água, é preciso hidratá-lo. 

No calor, sentimos uma necessidade maior de beber água, pois nosso organismo precisa manter a temperatura adequada e o principal mecanismo para essa regulação é a eliminação de água e sais minerais, ou seja, a transpiração. Sendo assim, além da hidratação, a água é a melhor forma de garantir refrescância e alívio para você enfrentar as temperaturas elevadas. 

Plantas para amenizar o calor

Outro ponto interessante é utilizar as plantas para purificar o ar. Isso acontece graças a suas raízes que puxam a água da terra e vão por meio de canais até as folhas. Elas retiram do ar o dióxido de carbono, que é o gás que sai dos nossos pulmões quando respiramos. 

Além disso, as plantas também absorvem a luz do sol. Com a energia solar e a clorofila, substância que dá a cor verde das folhas, é realizado um processo chamado de fotossíntese. Transformando o dióxido de carbono e a água em glicose, que é o alimento das plantas e o ar que a gente respira. Por isso, elas podem ser usadas para amenizar o calor, além de serem um belo item de decoração, né?

Preferência de roupas

Outra dica é usar roupas leves e frescas. Dar preferências para tecidos finos como algodão, linho e viscose podem garantir uma boa aparência sem perder o frescor que os tecidos oferecem. Evite cores escuras e quentes. Cores claras remetem à leveza e repelem o calor. 

Fuja de tecidos grossos como jeans, veludos, lãs e até mesmo poliésteres. Embora sejam muito finos, são permeáveis e preservam o calor, aumentando a sensação quente e abafada no corpo, causando assim, a transpiração excessiva.

You may also read!

Mais de 1 bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente no mundo

Enquanto 780 milhões de pessoas passam fome, 132 kg em média de alimentos são desperdiçados por pessoa a cada

Read More...

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu