Como as microssonecas afetam nossa saúde

In Geral, Saúde

As “inofensivas” sonecas que duram apenas segundos podem significar uma péssima rotina de sono.

Nicoly da Maia

As microssonecas podem ser vistas como inofensivas, já que duram apenas alguns segundos. Entretanto, segundo o Blog Persono, as microssonecas são prejudiciais à nossa saúde e segurança. Esse hábito se trata de sonecas que duram apenas alguns segundos, geralmente em momentos inapropriados. Pode assemelhar-se a uma piscada de olhos, porém, mais lenta, muitas vezes acontecendo no trabalho, dirigindo, ou quando se está na aula. Esse fenômeno é visto como um sinal de cansaço, resultado da privação do sono

De acordo com o site National Geographic, para uma boa rotina de sono, um adulto precisa dormir em torno de 8 horas por noite.  Contudo, muitas vezes a rotina do dia a dia nos impede de cumprirmos essas horas e isso resulta nas microssonecas, que seriam um sinal involuntário de cansaço do nosso corpo. 

Microssonecas e microcochilos: qual a diferença? 

As microssonecas e os microcochilos são termos que se referem a breves períodos de sono durante o dia, mas com algumas diferenças distintas. Os microcochilos são sonecas curtas, tipicamente de 10 a 20 minutos, que podem ser planejadas para ajudar a aumentar a energia e a concentração ao longo do dia.

Estudos científicos recentes, incluindo uma pesquisa publicada no Journal of Sleep Research, indicam que os microcochilos podem melhorar a memória, a atenção e até mesmo o desempenho físico, proporcionando benefícios específicos para quem o pratica. 

Em resumo, as microssonecas são breves episódios de sono involuntário, enquanto os microcochilos são sonecas planejadas e estrategicamente cronometradas para melhorar o desempenho e o bem estar.

Microssonecas e seu perigo 

Microssonecas podem causar diversos acidentes, sendo o principal deles, acidente de trânsito, já que segundos são tempo suficiente para que um veículo saia da pista. A mínima falta de atenção no trânsito pode ser fatal, mesmo que seja apenas por fechar os olhos por alguns segundos, como argumentado no artigo “ Human Brain Mapping “.

O que realmente afeta nossa saúde não são necessariamente as microssonecas, mas o motivo pelo qual elas acontecem, que seria a falta de sono. Conforme o site Instituto do Sono, a falta de sono regulado aumenta as chances de problemas cardiovasculares, como infarto, derrame, e outros problemas de saúde, como diabetes e pressão alta.

A saúde mental também pode ser afetada pela rotina ruim de sono, como explicado pela psicóloga Julia Agnes Ferreira. “Não ter uma boa noite de sono pode trazer prejuízo na memória e na concentração“, explica. Além disso, a falta de sono pode causar: 

  • alteração no humor;
  • aumento do nível de estresse;
  • diminuição da produtividade;
  • diminuição na capacidade de tomar decisões; 
  • piora a qualidade de vida.

A profissional prossegue explicando que a privação do sono também pode diminuir nossas emoções positivas, como a alegria. Pode apresentar piora nos sintomas dos transtornos de ansiedade, depressão, bipolar, esquizofrenia e tdah.

A estudante universitária Julia Zimmermann sente os impactos de uma noite mal dormida. “Se na noite anterior não tive uma boa noite de sono, as microssonecas me atrapalham bastante durante o dia, principalmente durante a aula”, conta. A aluna também relata que já aconteceu essa mesma situação no trânsito, quando teve que parar o veículo para não correr o risco de sofrer um acidente. 

Lidando com as microssonecas

O melhor a se fazer para combater as microssonecas, como explicado pela Summit Saúde Estadão, é, acima de tudo, ter uma boa rotina de sono, dormir e acordar em horários recomendados, permanecer longe de aparelhos eletrônicos por no mínimo 30 minutos antes de se deitar para dormir e ter, no mínimo, as 8 horas necessárias de sono.

Caso essa situação aconteça enquanto dirige, o melhor a se fazer é parar o veículo em um local seguro e descansar antes de voltar para a estrada. Como recomendado pela psicóloga, psicoterapia pode ajudar no processo para começar a ter uma boa rotina de sono.

You may also read!

Mais de 1 bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente no mundo

Enquanto 780 milhões de pessoas passam fome, 132 kg em média de alimentos são desperdiçados por pessoa a cada

Read More...

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu