Conheça mais sobre as propostas e desafios de Jair Bolsonaro

In Geral, Política
O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante cerimônia de cumprimentos aos oficiais-generais promovidos,no Palácio do Planalto

Nesta série, traremos algumas informações dos principais candidatos à presidência nas eleições de 2022.

Melissa Maciel

Jair Messias Bolsonaro foi eleito presidente da República em 2018, por 55,13% do eleitorado brasileiro, segundo dados oficiais do governo. Bolsonaro passou pela Formação de Oficiais na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, no Rio de Janeiro. Sua carreira política teve início em 1988, quando conseguiu uma vaga na Câmara Municipal do mesmo estado. Também foi deputado federal pelo Rio de Janeiro por sete mandatos consecutivos

Durante seu período como parlamentar, defendeu de maneira proeminente os direitos dos militares ativos, inativos e pensionistas. No decorrer de sua jornada política até o mandato atual, teve como principais pautas de defesa a redução da maioridade penal, o direito à legítima defesa e a posse de arma de fogo para cidadãos sem antecedentes criminais. Além de que atuou em favor de medidas para garantir a segurança jurídica das ações policiais. Quando eleito, em 2018, o candidato estava filiado ao PSL (Partido Social Liberal), e atualmente faz parte do PL (Partido Liberal).

Propostas

No plano de governo do candidato, as propostas estão atreladas aos conceitos de liberdade econômica, liberdade religiosa, liberdade de expressão, liberdade para defesa de direitos e liberdade para uso responsável dos direitos naturais.

No âmbito econômico destaca-se a proposta de manutenção do Auxílio Brasil no valor de  R$600 em 2023 e a criação de novos empregos.Com relação à educação, o candidato propõe priorizar investimentos na educação básica, mas também implementar políticas públicas que beneficiem a formação em todas as faixas etárias, compreendendo, inclusive, a Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, bem como o ensino técnico profissionalizante, ensino superior e pesquisa;

Na esfera da saúde, Bolsonaro afirma ter como foco a atenção primária à saúde. Dessa forma, promete ampliar o acesso à serviços básicos e a democratização do acesso aos serviços com, por exemplo, a consolidação do Cartão Nacional de Saúde e dos programas Saúde Digital e Telessaúde Brasil Redes. 

Desafios

Alguns aspectos negativos de seu mandato podem representar obstáculos para a reeleição do atual presidente. Entre eles estão a avaliação negativa de sua condução do governo em meio à pandemia do coronavírus, os escândalos envolvendo seus filhos e as chamadas “rachadinhas” e acusações atreladas à compra de vacinas contra a covid-19. 

Além disso, há suspeitas de que em seu governo ocorreram irregularidades no âmbito do Ministério da Educação com relação à cobrança de propinas de prefeitos para liberação de verbas do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE). Somado a isso, há a realidade da crise econômica com alta contínua da inflação e aumento da pobreza, que também podem influenciar negativamente a votação para o candidato.

Quer saber mais sobre os outros candidatos?

Confira mais sobre o Ciro Gomes

Confira mais sobre o Lula

Confira mais sobre a Simone Tebet

You may also read!

Enxaqueca aura: entenda como funciona e como tratar

Dentre os três tipos de enxaqueca, a com aura é a que se caracteriza pelas alterações sensoriais.

Read More...

Cidadãos sem registro ainda são problema no Brasil

Cerca de 2.7 milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento. Gabrielle Ramos O registro de nascimento é um

Read More...

6 filmes para assistir com sua mãe

Confira alguns filmes que separamos para você curtir um feliz dia das mães da melhor forma.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu