Conheça mais sobre as propostas e desafios de Simone Tebet

In Geral, Política
Simone Tebet discursa

Nesta série, traremos algumas informações dos principais candidatos à presidência nas eleições de 2022.

Helena Cardoso

Simone Tebet é a candidata ao cargo de presidente pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ela foi a primeira mulher eleita prefeita no município de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, e a primeira vice-governadora do estado. Foi também a primeira mulher a presidir o colegiado da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), além de ter sido a primeira a disputar o comando do Senado.

Em 2021, Simone se destacou na CPI da Covid no Senado, abrindo a possibilidade de candidatura. Mesmo não sendo integrante fixa da comissão, participou dos principais depoimentos e criticou fortemente a gestão do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia. Anteriormente, durante sua trajetória política, votou a favor do Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, da PEC do Teto dos Gastos Públicos, da Reforma Trabalhista e da manutenção do mandato de Aécio Neves, em 2017. Já a respeito do Decreto de Armas do governo, de 2021, que visava facilitar o porte e posse de armas, seu voto foi contrário. 

Propostas

A candidata pauta sua política em quatro eixos principais: o “combate às desigualdades sociais”, o “compromisso com a economia verde”, a “construção de um governo parceiro da iniciativa privada”, e a “transparência, inclusão e combate a todas as formas de preconceito e discriminação”. Suas três propostas mais defendidas são:

  • Privatização de estatais, com o objetivo de gerar mais competição e aumentar a produtividade da economia.
  • Maior investimento federal no SUS, restabelecendo o financiamento gradualmente com a participação da União, além da expansão da telemedicina e telessaúde.
  • Reformas tributárias e administrativas que modifiquem os impostos sobre consumo, criando o IVA e eliminando a regressividade do imposto de renda.

Desafios

Entretanto, sua candidatura enfrenta alguns obstáculos. O maior deles é a falta de conhecimento da população sobre Simone. Mesmo após seu nome ter sido amplamente divulgado durante a CPI, ela ainda não chegou aos dois dígitos na pesquisa Ipec. De acordo com a pesquisa do Ipec divulgada em 12 de setembro, arrecadou 4% das intenções de voto, ficando atrás de Lula, Bolsonaro e Ciro, respectivamente. 

Outra dificuldade da candidata é a falta de apoio dentro do próprio partido, já que, para muitos representantes, a melhor alternativa para vencer Bolsonaro é apoiar Lula já no primeiro turno. Renan Calheiros, por exemplo, senador do Alagoas e integrante do MDB, tentou barrar judicialmente sua candidatura, mas não obteve sucesso.

Quer saber mais sobre os outros candidatos?

Confira mais sobre o Bolsonaro

Confira mais sobre o Ciro Gomes

Confira mais sobre o Lula

You may also read!

Dengue e Covid: os diferentes sintomas das doenças

Febre e dor de cabeça são sintomas comuns, e especialistas apontam quais devemos nos alertar.  Davi Sousa O Brasil

Read More...

Como as microssonecas afetam nossa saúde

As “inofensivas” sonecas que duram apenas segundos podem significar uma péssima rotina de sono. Nicoly da Maia As microssonecas

Read More...

Governo lança programa com investimentos de R$ 700 milhões para Amazônia

A parceria com 70 municípios prevê a redução de desmatamentos e incêndios zero até 2030 na Amazônia. Elinelma Vasconcelos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu