Conheça mais sobre as propostas e desafios de Lula

In Geral, Política
Lula discursa

Nesta série, traremos algumas informações dos principais candidatos à presidência nas eleições de 2022.

Camylla Silva

Luiz Inácio Lula da Silva, popularmente conhecido como Lula, é um político e ex-presidente da República. Em 2018, foi preso pela Operação Lava Jato e  impedido de se candidatar à Presidência devido à Lei da Ficha Limpa. Sendo assim, foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A Condenação do ex-presidente foi mantida pela segunda e terceira instância.

No final de 2019, o Supremo mudou sua posição diante do caso e passou a não permitir a prisão do candidato em segunda instância, o que por fim, abriu um caminho para a liberdade. Já em março de 2021, o ministro do STF, Edson Fachin determinou que todas as acusações pronunciadas contra Lula pelo juiz Sérgio Moro fossem anuladas. Lula liderou greves dos metalúrgicos do ABC paulista na década de 70, foi fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual pertence, foi deputado federal constituinte e presidente da República durante 8 anos. 

Propostas

As propostas de governo foram tituladas pelo candidato à Presidência como: “Diretrizes para o Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil”. Protocolado junto com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os principais pontos sugeridos são: combate à pobreza e desigualdade social, reforma tributária imediata e necessidade de segurar a inflação. 

O plano também apresenta políticas para grupos de pessoas com deficiência (PCDs) LGBTQIA +,  quilombolas, indígenas e a população negra. Além de medidas especiais para os grupos, são sugeridas mudanças na segurança pública, com objetivo de combater a violência e reduzir o encarceramento.

É destacado também sobre como ampliar o Bolsa Família, e além disso anular boa parte da atual legislação trabalhista para trazer mais benefícios e proteção social aos trabalhadores, principalmente autônomos e os que têm relações mediadas por aplicativos. O ex-presidente, se apresenta contra a privatização de empresas como Correios e Eletrobras, e defende a ampliação do papel dos bancos públicos. 

Desafios

Nas pesquisas de intenção de voto, Lula aparece em primeiro lugar para Presidência, com 46%, segundo a pesquisa Ipec e 51% dos votos válidos. Sua candidatura pelo PT pareceu distante há alguns anos, mas ganhou força desde a anulação da sua condenação. A pesquisa dá vantagem ao candidato em 15 pontos à frente do Bolsonaro que está em segundo lugar.

A rejeição do ex-presidente é menor que a de Bolsonaro, 35% x 50%. Como forma de diminuir a resistência a Lula, o PT indicou o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como vice-presidente na chapa. Entretanto, o principal obstáculo para o candidato se reeleger, é o antipetismo, com eleitores buscando melhores alternativas em uma terceira opção ou recorrendo a Bolsonaro impedindo a vitória de Lula.

Quer saber mais sobre os outros candidatos?

Confira mais sobre o Bolsonaro

Confira mais sobre o Ciro Gomes

Confira mais sobre a Simone Tebet

You may also read!

Educação bilíngue traz benefícios para toda a vida

Apresentar um segundo idioma na primeira infância facilita no aprendizado das crianças. Ana Dias O estudo Bilingual Brains, da

Read More...

Mais de 1 bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente no mundo

Enquanto 780 milhões de pessoas passam fome, 132 kg em média de alimentos são desperdiçados por pessoa a cada

Read More...

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu