Dormir com seu pet pode ser prejudicial?

In Cultura, Geral, Saúde

Dormir com animais domésticos pode trazer malefícios à saúde do tutor e do animal.

Isabella Maciel

Você já tentou dormir com seu pet? Esse hábito é comum para muitos tutores, e apesar de parecer um ato de carinho e afeto, dividir a cama com um animal pode influenciar na má qualidade do sono, tanto dos tutores, quanto dos animais. Além disso, pode transmitir ectoparasitas e causar problemas articulares.

Laísa Soares, dona da Bella e da Chica, tinha o costume de deixar suas cachorrinhas dormirem na cama. “Acabei tendo que abrir mão desse costume porque estava me atrapalhando no sono. Muitas vezes elas queriam dormir próximas ou se mexiam durante a noite e isso acabava me acordando”, conta.

A médica veterinária Jhennifer Espírito Santo recomenda que os animais domésticos durmam em suas próprias camas, evitando a fragmentação do sono. Ela ainda explica que subidas e descidas excessivas e diárias, ao longo da vida dos cães, podem acarretar em problemas articulares causados pela sobrecarga das articulações, como ombros, cotovelos, quadril, joelhos e coluna vertebral. “A descida pode gerar maior impacto se comparada com a subida”, acrescenta.

“Se puder evitar o acesso dos cães à cama e ao sofá, é uma ótima opção pensando a longo prazo. Caso não seja possível, invista em escadas ou rampas para auxiliar no acesso”, conclui.

Limpeza após o passeio

A transmissão de ectoparasitas, como pulgas e carrapatos, pode acontecer em casos de infestação nos animais, quando estão em grande quantidade. Os tutores podem ser picados e o ambiente também pode ser infestado. Além da limpeza das patas, para evitar sujeiras, o ideal seria o controle de ectoparasitas através da inspeção dos pelos e da pele e uso de medicação, quando necessário.

Laísa conta que quando as cachorrinhas saem para passear, ao voltar lavam as patinhas e os genitais, porque elas costumam fazer xixi e cocô quando passeiam. “Então sempre tem essa limpeza após o passeio, só podem entrar dentro de casa – e consequentemente subir na cama, depois de limpas”, enfatiza.

You may also read!

Como são medidos os terremotos?

Os sismógrafos são os instrumentos que registram as ondas sísmicas provocadas pelo movimento das placas tectônicas. Davi Sousa Dois

Read More...

Você conhece a Síndrome de Wendy?

Quando o cuidado excessivo se torna uma armadilha. Nicoly da Maia No dia a dia, muitas pessoas colocam as

Read More...

Enxaqueca aura: entenda como funciona e como tratar

Dentre os três tipos de enxaqueca, a com aura é a que se caracteriza pelas alterações sensoriais.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu