Marcas criam maquiagens próprias para atividade física

In Esportes, Geral, Saúde

Elas possuem proteção solar e são resistentes à água e ao suor.

Gabrielle Ramos Venceslau 

Ir à academia, caminhar no parque ou malhar em casa traz benefícios, pois promove melhoria da saúde e do bem-estar. Na maioria das vezes, essa prática de exercícios físicos está aliada ao autocuidado e pode melhorar a autoestima do indivíduo. Por esta razão, marcas de cosméticos estão criando maquiagens próprias para atividade física.

A psicóloga Erika Thomazo, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, explica que o ambiente da academia, por exemplo, pode promover competitividade, pois as pessoas tentam se mostrar melhores que as outras, seja nos exercícios ou até mesmo na aparência. Entretanto, ela afirma que não há nenhum problema em cuidar da imagem pessoal. “A pessoa precisa estar bem consigo mesma. Ela pode ir com uma roupa legal, penteado diferente, maquiagem, dentre outros”, comenta.

Mas apesar das marcas criarem produtos com tecnologia de ultra resistência à água e ao suor próprias para a pele, surgem questionamentos relacionados ao uso de maquiagem durante os exercícios físicos. Afinal, a falta de cuidados no pré e pós treino pode causar impactos na pele. 

Impactos 

Segundo o dermatologista Gerson Trevilato, o conceito de maquiagem tem um certo grau de amplitude. Ele abrange desde os cosméticos usados para fins estéticos, como batons, bases e sombras, até produtos que visam o cuidado estético não medicamentoso, como o filtro solar. Saber esse conceito é importante para entender os diferentes impactos que as maquiagens podem causar.

Ao praticar atividades físicas, o metabolismo acelera e aumenta o fluxo sanguíneo da pele, e por consequência, da sudorese. “Com essa resistência, o suor, não tem como deixar de fazer algum grau de obstrução do folículo da glândula sudorípara”, explica o dermatologista. Isso pode acabar causando  irritabilidade ou oclusão na pele, formação de uma camada lipídica superficial, que impede a perda da água para o ambiente.

Para Gerson, utilizar produtos  que visam unicamente o cuidado estético, como o protetor solar, são a melhor alternativa. “O que tenho visto em maquiagens com filtro solar, é que a capacidade delas de proteger é pequena, no máximo possuem algum grau de atenuação. Por que os próprios constituintes da área cosmética acabam atrapalhando a espalhabilidade e permanência do produto”, afirma

Cuidados 

Ao tomar os cuidados necessários, o uso das maquiagens próprias para atividade física pode não causar efeitos negativos na pele. Esse é o caso de Pamella Ravanne, que treina durante o seu período de almoço, entre os expedientes no trabalho. “Para não precisar tirar a maquiagem, treino com ela e depois só retoco para poder trabalhar de novo. Por isso, reforço na hidratação da pele e na blindagem [produto que faz a maquiagem durar mais]”, relata.

O dermatologista reforça que é necessário lavar o rosto após praticar atividade física, principalmente se estiver com maquiagem, para retirar o suor e diminuir a irritação da pele. Também é importante tomar água antes, durante e após o exercício para manter a hidratação da pele e reforçá-la com cremes ou loções. “É fundamental esse cuidado, basicamente com hábitos de higiene e de hidratação”, ressalta. 

Além de cuidar da pele com produtos de skincare, Pamella também sempre passa protetor solar, hidratante e também retira a maquiagem antes de dormir com um sabonete próprio para o rosto. “Uma pele bem cuidada com os produtos que ela precisa também faz com que a maquiagem dure mais”, explica. 

Marcas que seguem a tendência 

As marcas de cosméticos estão investindo em produtos que são resistentes o suficiente para praticar atividades físicas, uma vez que esta é a tendência do momento. Dentre elas estão a O Boticário, Vult e Avon, por exemplo, que lançaram linhas de maquiagem que oferecem proteção e ultra resistência contra transpiração e água. Além disso, os produtos também eliminam a necessidade de retoque após o exercício.

A tecnologia presente na base e no balm labial da O Boticário em parceria com a Track & Field forma um filme de proteção e resistência que até mesmo aumenta a performance do produto quando entra em contato com a água e o suor. Já a Avon, lançou o Power Stay Máscara Extra Volume, que é resistente à umidade e ao calor. O produto garante volume por 24 horas e tem a jogadora de futebol Marta como parceira.

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu