Rishi Sunak convoca eleições antecipadas e dissolve Parlamento

In Geral, Mundo, Política

Primeiro ministro do Reino Unido faz manobra para tentar manter o Partido Conservador no poder.

Gabrielle Ramos

Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido, convocou hoje eleições antecipadas. A votação foi adiantada para o dia 4 de julho deste ano, mas estava originalmente programada para janeiro de 2025. Além disso, Sunak dissolveu o Parlamento, o que abre a possibilidade do país ter seu quarto primeiro-ministro em apenas dois anos.

O anúncio da medida surpreendeu até mesmo membros de seu próprio partido, o Partido Conservador. Pois, apesar de Sunak já ter demonstrado interesse em convocar eleições gerais em 2024, esperava-se que isso acontecesse apenas ao final do ano. De acordo com a imprensa local, essa antecipação foi influenciada pela divulgação de novos dados econômicos favoráveis ao governo.

O que vai acontecer?

Os membros do partido convenceram Sunak de que esses números não melhorariam até o fim do ano, portanto, seria mais estratégico realizar as eleições o mais rápido possível para aproveitar o momento favorável, afirmou o jornal britânico “The Guardian”.

Em contrapartida, pesquisas de intenção de voto no Reino Unido indicam que o líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, está em uma posição mais favorável para vencer a disputa. Se o Partido Trabalhista, principal rival dos conservadores, sair vitorioso, voltará ao poder após 14 anos de domínio conservador.

Rishi Sunak não informou se vai se candidatar a reeleição.

Quando Sunak assumiu?

Sunak assumiu o governo após Liz Truss substituir Boris Johnson, que renunciou devido a escândalos de festas durante a quarentena. Truss ficou apenas 44 dias no cargo, mas no Reino Unido, quando um primeiro-ministro renuncia, seu partido pode escolher internamente um substituto sem convocar eleições gerais. Assim, Rishi Sunak, que prometeu conter a inflação e revitalizar a economia, foi eleito em 24 de outubro de 2022.

You may also read!

“Memórias Póstumas de Brás Cubas” faz sucesso nos EUA

O livro se encontra em primeiro lugar nas vendas da Amazon de literatura latina após viral na internet. Davi

Read More...

Japão: o centro da convergência cultural entre oriente e ocidente

Série Xógum retrata relações conflituosas no Japão antigo que permanecem preocupações econômicas e políticas no Japão contemporâneo.  Paula Orling

Read More...

Entenda a polêmica da PEC das praias

A polêmica levou o relator da proposta no Senado, Flávio Bolsonaro, a afirmar que vai alterar o texto da

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu