Uso da rádio ajuda a diminuir a solidão dos idosos

In Cultura, Geral, Saúde

Inclusão digital como uma ferramenta para combater a solidão na terceira idade.

Sâmilla Oliveira

Uma pesquisa da Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social  feita com 156 idosos entre 60 e 88 anos, apontou que 89,1% dos entrevistados manifestam algum grau de solidão, especialmente aqueles que moram sozinhos ou têm poucos contatos sociais. Para muitos deles, o rádio se tornou uma companhia importante, que ajuda a reduzir o sentimento de isolamento e a aumentar a sensação de pertencimento.

Para fugir desse cenário, dona Arlete Frutuoso, 84, viúva e mãe de cinco filhos, se tornou uma ouvinte assídua da rádio. Para ela, ouvir rádio é o que a distrai de coisas ruins. Ela conta que quando seu esposo era vivo, acordava todos os dias para fazer as tarefas de casa e sintonizava na rádio para ouvir programas musicais. Dona Arlete passa muito mais tempo sozinha do que qualquer outra coisa. Entre o preparo do almoço e a limpeza da casa, ela se distrai ao ouvir suas músicas preferidas no rádio da sala. 

Depois que seu marido faleceu, seus filhos já eram adultos e tinham suas próprias famílias e obrigações. Dona Arlete ficou sozinha, embora os filhos mantivessem o costume de visitá-la periodicamente. Entre as visitas, seus principais companheiros são as músicas da rádio e os vídeos que encontra no Youtube. “Essas coisas me fazem companhia, estou sempre cantando enquanto cuido das minhas tarefas”, explica.

Dona Arlete não é a única ouvinte que desfruta dos programas de rádio. Dona Luísa Rosa, maranhense de 65 anos também conta que por muito tempo o programa “A voz da profecia” foi seu melhor amigo. “Desde criança eu costumava ouvir o meu pai sintonizado nesse programa e nunca perdi o costume de fazer o mesmo”, relata dona Luísa. Ela conta que, antigamente, também costumava ouvir uma novela chamada “O egípcio”. A novela foi um grande sucesso da Difusora na década de 70 e era transmitida depois do horário do almoço, perto das 13h. 

Companhia e conexão

Você pode achar que a rádio é coisa do passado, mas de acordo com uma pesquisa da Kantar IBOPE Media, três em cada cinco brasileiros ouvem rádio diariamente, no próprio aparelho ou no celular. No Brasil, existem diversos programas de rádio voltados para a terceira idade, que oferecem entretenimento, informação e interação social. Um dos mais populares é o programa “Vida Saudável”, da rádio Tupi FM, que é transmitido diariamente e oferece dicas de saúde, entrevistas com especialistas e música para animar o dia dos ouvintes.

Outro programa bastante conhecido é o “Manhã da Saudade”, da rádio Itatiaia, que é transmitido aos domingos e oferece música antiga e histórias contadas por idosos que participam do programa. O objetivo é resgatar memórias e valorizar a experiência de vida dessas pessoas, que muitas vezes se sentem esquecidas pela sociedade.

Esse tipo de inclusão digital também é valorizado pela psicologia. A estudante de psicologia Karolinne Araújo afirma que a solidão pode causar depressão, que nessa fase da vida,  se torna mais grave. “Com a falta de afeto, surgem os sintomas da depressão e isso agrava a saúde. A depressão pode ocasionar emagrecimento ou ganho de peso súbito, insônia, ansiedade… Fora que tudo isso pode até mesmo trazer um câncer de volta ou agravar problemas respiratórios”, alerta. 

Karolinne aponta que a terceira idade é uma fase de muitas perdas. Seja a dos filhos, que causa a síndrome do ninho vazio, seja a perda do trabalho, a chegada da aposentadoria e muitas coisas que faziam parte da rotina deles que hoje já não acontecem. “Ter uma ferramenta para se distrair como o rádio, mesmo que seja um meio de comunicação unilateral, é muito valioso”, sustenta Karolinne.  

Sugestões de programas de rádio 

Existem alguns programas de rádio específicos para idosos. Confira sugestões!

Revivendo – Rádio Aparecida: apresenta músicas antigas, histórias de vida e entrevistas com personalidades da terceira idade.

O Bom do Passado – Rádio Trianon: programa de rádio que toca sucessos antigos de diversos gêneros musicais, com informações sobre artistas e curiosidades.

Mais Saúde – Rádio Mundial: fala sobre temas de saúde e bem-estar, com dicas de especialistas e informações para melhorar a qualidade de vida dos idosos.

A Hora do Aposentado – Rádio Nacional: aborda temas de interesse dos idosos, como aposentadoria, finanças pessoais, direitos e saúde.

Se você tem um ente querido idoso que hoje enfrenta a luta contra a solidão, considere acrescentar o acesso ao rádio às ferramentas de combate!

You may also read!

Dengue e Covid: os diferentes sintomas das doenças

Febre e dor de cabeça são sintomas comuns, e especialistas apontam quais devemos nos alertar.  Davi Sousa O Brasil

Read More...

Como as microssonecas afetam nossa saúde

As “inofensivas” sonecas que duram apenas segundos podem significar uma péssima rotina de sono. Nicoly da Maia As microssonecas

Read More...

Governo lança programa com investimentos de R$ 700 milhões para Amazônia

A parceria com 70 municípios prevê a redução de desmatamentos e incêndios zero até 2030 na Amazônia. Elinelma Vasconcelos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu