Cresce número de multas e acidentes causados por uso de sapatos inadequados

In Geral

Risco de acidentes aumenta de acordo com o uso inadequado de calçados, tanto de carros quanto de motocicletas

Maria Teófilo

Cresceu o número de multas causadas pelo uso de calçados considerados inadequados pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN- SP). As multas têm aumentado gradativamente na região de Campinas, tanto por motoristas de carro quanto por motociclistas.

A ex-bancária Dalva Maria conta o susto que levou ao sair para trabalhar. “Eu estava de salto dirigindo pela BR-116, mas ele me incomodava ao tocar a embreagem, então, resolvi tirar e deixei perto do pedal. Vi que a sandália estava impedindo o toque porque havia travado. Foi difícil retirá-la, mas consegui. Por sorte estava sozinha tanto no carro quanto na pista”, lembra. O ex-policial rodoviário Carlos Ferri dá algumas dicas para as mulheres seguirem. “O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tem algumas recomendações na parte geral do código, uma delas é que você use um calçado que se fixa adequadamente ao solo. Minha dica é que as mulheres andem com um sapato extra no carro como tênis, não dirigir descalça, apesar de não ser proibido, mas o pé pode escorregar causando um acidente”, ressalta.

A Superintendente Regional do DETRAN de Campinas, Luciene Modesto, fala da importância de se usar um sapato adequado. “As pessoas tem que pensar não somente nelas, mas também nos passageiros e nos outros motoristas das outras vias”, aponta. Órgãos como o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) criaram os regulamentos para melhor tráfego. É responsabilidade, como órgão executivo da União, supervisionar, coordenar, controlar e fiscalizar tudo relacionado à trânsito no país. Desrespeitar tal artigo, 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerado uma infração média, com aplicação de multa no valor de R$130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

*Foto: https://goo.gl/yrhniJ

You may also read!

Livraria especializada busca fomentar a literatura negro-brasileira no país

Criada em 2013, a livraria Africanidades reúne um acervo de apenas narrativas pretas. Rayne Sá A Livraria Africanidades, criada

Read More...

Mulheres participam de festival japonês pela primeira vez na história

O Festival do Nu ainda conta com diferenças discrepantes entre a participação de homens e mulheres; Japão está em

Read More...

Paralisia de Bell: entenda a gravidade da doença

Distúrbio deixou a jornalista Fernanda Gentil com partes do rosto sem movimentos. Yasmim Larissa Já imaginou beijar o rosto

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu