Físicos falam sobre a descoberta do Trappist-1 e porque isso é importante

In Ciência e Tecnologia, Mundo

Novo sistema planetário precisa ser discutido

Lia Costa

Recentemente foi descoberto um novo sistema planetário. A TRAPPIST-1 é uma estrela anã-vermelha com apenas 8% da massa solar e temperatura em torno de 2500 Kelvin. Isso significa que é cerca da metade da temperatura solar. A estrela anã “superfria” foi observada pela primeira vez nos anos 90. Em 2015, foram observados três planetas orbitando TRAPPIST-1 e desde então as observações continuaram com telescópios na terra e no espaço. Depois mais quatro planetas entraram para a conta, totalizando sete. São eles: TRAPPIST-1 B, C, D, E, F, G, e H.

O mestre em ensino de astronomia e coordenador de divulgação da ONG “The Planetary Society”, José Costa, conta que a estrela tem cerca de meio bilhão de anos. Se for comparado com o Sol que tem cerca de 5 bilhões parece pouco. Se houver vida, muito provavelmente sejam apenas micróbios. “Casos como o de TRAPPIST-1 indicam que descobertas espetaculares vão continuar nos surpreendendo”, revela com animação.

Chrystian Pereira e Jéssica Eidam são físicos e explicam que a importância dos exoplanetas (planetas que orbitam uma estrela que não seja o sol) está na tentativa de compreender o Universo. De acordo com eles, o Sistema Solar terrestre pode ser ainda melhor compreendido com o conhecimento de detalhes que vem da observação de outros sistemas planetários. “Até mesmo observar o desenvolvimento da vida em suas fases iniciais. Por mais que essa vida seja uma bactéria primitiva”, revelam. Essa simples bactéria seria um sinal de que há possibilidade de a vida se desenvolver em outros sistemas, como aconteceu na Terra.

José vê maior profundidade na descoberta. Inicialmente isso não tem benefício prático para a sociedade e seus problemas cotidianos. Ele compara essa situação com as equações do matemático escocês James Maxwell, que em pleno século 19 relacionavam a eletricidade com o magnetismo. “Não havia qualquer retorno prático para a sociedade daquela época. Hoje ninguém fala ao celular, vê TV ou acessa a internet sem fio se não fosse por aquelas equações”, ensina.

Embora a descoberta seja empolgante, não significa que seria possível mudar de planeta em alguns anos ou resgatar recursos como água. Uma viagem ao Sistema de TRAPPIST-1, que está a 39,5 anos-luz (ou seja, 373 trilhões de quilômetros), levaria 161 mil anos. Ainda são necessários mais estudos acerca do assunto. Os planetas denominados TRAPPIST-1 “D”, “E” e “F” estão em uma região considerada Zona Habitável. “A região entre o planeta e a estrela que propicia a existência de água na forma líquida”, explicam os físicos.

No entanto, para saber se esses planetas são habitáveis, é preciso saber a composição da sua atmosfera, a temperatura superficial média e a pressão atmosférica. Segundo José, TRAPPIST-1 será um excelente laboratório para testar e obter novos conhecimentos. “Mas a intenção da comunidade científica não é enviar naves tripuladas por eles. Pelo menos não neste século”, conta.

A expectativa é de que em 2018 o Telescópio Espacial James Webb seja lançado para detectar elementos essenciais como água, metano e oxigênio. “Até o lançamento do James Webb, os Telescópios Espaciais Hubble e Kepler continuarão as observações com a finalidade de refinar os dados e até mesmo adicionar novos planetas nessa lista”, revelam Chrystian e Jéssica.

Além disso não aconteceria nada como nos filmes Interestelar ou Star Wars. De acordo com Chrystian, a possibilidade de existir vida extraterrestre é grande. “Mas pode ser simplesmente uma bactéria ou com alguma sorte organismos multicelulares”, explica. Isso quer dizer nada de guerra por sobrevivência. Ao menos não fora da Terra. O mestre José Costa cita Carl Sagan, cientista que influenciou sua carreira profissional, ao dizer: “em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser encontrada”.

 

 

Link: https://goo.gl/IGY3hR

 

 

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu