Isolamento muda formas de lazer em casa

In Cultura, Geral

Com as restrições para sair de casa, as pessoas buscaram alternativas de lazer

Camylla Silva

 

Devido ao período pandêmico da covid-19, muitas pessoas precisaram se adequar em diversos sentidos, como novas formas de trabalho, consumo, e até mesmo lazer. O isolamento social é uma medida para combater o vírus, mas implica em desgastes a a saúde física e emocional das pessoas. Por esse motivo, criar uma nova rotina diante das restrições vividas é essencial para enfrentar esse momento.

Mudanças de rotina no contexto pandêmico 

A psicóloga Simone Vaz comenta algumas formas de lidar com as constantes mudanças na rotina e como manter o foco neste período. “A pandemia nos chacoalhou e continua a fazer isto”, explica. “Mais do que nunca para se ter foco você tem de ter disciplina, e isso exige determinação e inteligência emocional, pois você não cria um hábito novo de repente, você tem de ter constância e organização. Foco exige você ter objetivos”, sugere Simone.

A sugestão é que há muita possibilidade de tudo ser desenvolvido. “Nosso comportamento diário contém mais de 70% de hábitos e não atos conscientes e escolhas. Mudar e aprender a aprender demanda muitos recursos e foco! Mas tudo pode ser desenvolvido”. Ela completa:Fazer listas é uma boa ideia, anotar o que realmente é essencial para aprender e ficar sabendo; só assim você vai conseguir se adaptar ao novo. Criar caminhos e estradas demanda passar por elas todos os dias”, finaliza Simone. 

A importância das atividades físicas

O MBA em gestão de esportes, Diego Almeida diz que “o exercício físico é primordial para qualquer pessoa que deseja ter uma saúde melhor estando diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida”. 

Ler, assistir TV, ficar no celular ou no computador não devem ser as únicas atividades em casa. “Há uma gama de exercícios que podem ser feitos e adaptados para serem realizados em ambiente com pouco espaço, como a nossa casa”, explica. “Ressalto a importância de procurar um profissional para que ele avalie sua condição inicial e limitações físicas ou de espaço”, conclui Diego.

Conscientização

Dar continuidade à prática de atividades relacionadas ao lazer ajudará no retorno gradual da vida diária, após o período crítico da pandemia. O estudante de educação física César Júnior diz que “a pessoa tem que se conscientizar e saber que o exercício é um dos principais remédios contra a covid-19. É importante ter disciplina, foco e objetivo, pois sem eles é difícil de se manter treinando”. Para quem está em home office durante a pandemia, é importante evitar longos períodos na mesma posição e o acesso direto a informações excessivamente negativas.

You may also read!

Desnutrição infantil atinge população.

Fome no Brasil promove alerta sobre as consequências da desnutrição infantil

Diante do cenário de fome crescente no Brasil, pesquisas revelam como a desnutrição infantil afeta as demais etapas da

Read More...
Sessões terão apoio da ANS

ANS retira limite de sessões com fisioterapeutas, psicólogos e outros

A decisão sobre as sessões impacta a usuários de planos de saúde. Lucas Pazzaglini A Agência Nacional de Saúde

Read More...
Plástico é produto de difícil reciclagem

No more plastic! Canadá proíbe a produção e importação de plásticos de uso único

A nova regulamentação entrará em vigor a partir de dezembro de 2022. Cristina Levano O governo canadense apresentou as

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu