Número de desempregados cresce no Brasil em razão da pandemia

In Economia, Geral

Milhões de desempregados no Brasil sofrem com os inúmeros desafios de se conseguir emprego em tempos pandêmicos

Juliete Caetano

O desemprego bateu recorde em 2020. Com a chegada da pandemia, o problema já existente ganhou mais ênfase, 221 milhões de brasileiros estão desempregados e apenas 86,18 milhões de pessoas estão empregadas.

A microempreendedora Jaqueline Almeida e a jovem Jeciane Almeida, que está desempregada há 4 anos, comentaram seus pontos de vista sobre a atual situação do país. ‘‘Mesmo sendo dona de meu próprio negócio, corro o risco de ficar desempregada e até mesmo a empresa fechar, pois tenho que ter um controle com tudo o que entra e sai, o pagamento dos funcionários e etc”, desabafa Jaqueline.

Ela também comenta o medo de perder sua empresa neste momento de crise, em uma cidade de 8 mil habitantes, em que a maior parte da população está migrando para outros estados. ‘‘O município reflete o que o governo nos disponibiliza, com a entrada da pandemia a situação ficou ainda mais difícil para todos, e não dá para mantermos nossos gastos extras com apenas um auxílio emergencial, tendo que pensar fora da caixa para criar meios com que o financeiro da empresa não seja atingido”, finaliza.

Jeciane Almeida enfrenta a mesma realidade. Desempregada há 4 anos, a jovem procura meios de se destacar no meio profissional e indica que ‘‘uma das maiores dificuldades para se conseguir emprego é a falta de experiências profissional’’.

Outro fator agravante é o contexto do país  com relação ao isolamento social. ‘‘O desemprego sempre vai existir, porém por esse momento pandêmico que estamos passando, só faz com que as coisas se compliquem dificultando ainda mais a conquista de um emprego ’’, comenta.  Ela afirma que “se essa situação da covid, surgirão novas oportunidades de emprego. Um bom avanço é o surgimento da vacina.” O problema antigo se repete, enquanto as pessoas buscam alternativas para sustento.

You may also read!

Relacionamentos tóxicos

Relacionamentos tóxicos interagem diretamente com a química cerebral

O ciclo vicioso que existe no cérebro quando se vive uma relação desse tipo pode ser comparado com o

Read More...
pressão arterial

Exercícios físicos combinados a remédios comuns auxiliam no tratamento de hipertensão

De acordo com o estudo, publicado na revista Clinical and Experimental Hypertension, a losartana é capaz de reduzir a

Read More...
Fome aumentou no Brasil após a pandemia.

Número de brasileiros passando fome no Brasil praticamente dobra após pandemia

Aproximadamente 33 milhões de brasileiros não têm o que comer, o que equivale a 14 milhões a mais que

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu