Professores de Palmeirina apontam crescimento no analfabetismo

In Educação, Geral
Analfabetismo

Segundo o IBGE, atualmente são 11 milhões de brasileiros que não sabem ler nem escrever.

Juliete Caetano

Avaliado em um retrocesso de 20 anos, o analfabetismo no Brasil cresceu com a chegada da pandemia, contudo a meta do PNE (Plano Nacional de Educação) ainda é erradicá-lo até 2024. Enquanto algumas cidades do Brasil já voltaram às aulas, outras ainda sofrem com a demora ao regresso do ensino, uma realidade que Palmeirina, localizada em Pernambuco, está enfrentando. 

Já se passaram dois anos desde o início da pandemia e, mesmo com uma situação aparentemente controlada, ela deixou rastros na vida dos brasileiros. Especialmente nas escolas públicas, a educação brasileira sofreu com a falta de resultados no aprendizado das crianças.

Desafios para os professores

Luciano Ferreira, professor de Língua Portuguesa e Literatura, expressa sua indignação e opinião sobre a educação de sua cidade. “A educação de Palmeirina já sofre defasagem com professores fora da área ensinando, falta de pagamento, a interrupção das aulas devido a pandemia e a falta de apoio aos professores na escola. Com isso a gente fica sem saber como ajudar os alunos, trabalhando com o mais fácil e isso faz com que desacelere o aprendizado do aluno”, afirma.

Questionado acerca do problema com analfabetismo no Brasil, o professor se mostrou preocupado. “O processo de alfabetização ainda é mais doloroso, porque envolve trabalhar com o alfabeto e junções de palavras. Na alfabetização sofremos mais, porque a perda é maior. O estudante não faz as atividades certas por mais que façamos salas de aula virtuais e tiremos as dúvidas por WhatsApp, fica muito restrito”, explica Luciano.

A Professora de “reforço” escolar, Joanize Alves que atende crianças de toda a cidade de Palmeirina, expressou a preocupação dos pais ao virem até ela para matricular seus filhos que estão tendo dificuldades em aprender a ler e escrever. Ela explica que “fica triste com a realidade que estamos passando, muitos pais vêm a mim com um olhar desesperado, vendo seus filhos crescerem sem aprender a ler ou escrever, isso dói. A pandemia atrapalhou muito. Pego crianças de doze e treze anos que não sabem ler ainda”.

Gestão Escolar

A atual Gestora da Escola Municipal Alonso Bernardo, Miriam Espindola, é pós-graduada em Psicopedagogia e trabalha com crianças de 10 a 15 anos. Por ter trabalhado durante a pandemia, a gestora pôde ver na prática como é estar em um ambiente escolar em um momento de crise. 

Miriam aponta diversas dificuldades da cidade. “A nossa dificuldade é com os pais e o interesse deles no aprendizado dos seus filhos. (…) O número de matriculados caiu porque eles não motivam seus filhos a voltar para a escola”. 

O problema relatado pela psicopedagoga é o mesmo que muitas escolas do Brasil estão enfrentando. De acordo com a Organização Todos Pela Educação, cerca de 244 mil crianças estavam fora das escolas no segundo trimestre de 2021.      

De acordo com o site da Secretaria de Educação de Palmeirina, as competências gerais a quais eles se comprometem são Assegurar a profissionalização do professores e técnicos da área educacional, implementar a política para alfabetização de jovens e adultos e desenvolver projetos comprometidos com a melhoria do desempenho escolar dos alunos com distorção de idade-série.

Em comunicado, a Secretaria declarou que as aulas retornam na segunda-feira, 7 de março, depois de 2 anos sem aulas presenciais.

You may also read!

buraco atacama

Buraco de 200 metros de profundidade surge no deserto do Atacama

Autoridades começaram as investigações de um buraco gigante que surgiu em uma região de mineração no norte do Chile.

Read More...
Jô Soares morre

Jô Soares morre aos 84 anos

O apresentador Jô Soares foi internado para tratar uma pneumonia e faleceu na madrugada desta sexta-feira Paula Orling O

Read More...
Censo atingirá milhões de brasileiros

Censo 2022 tem início e atingirá mais de 70 milhões de domicílios

Recenseadores começaram o trabalho no dia 1º de agosto e o serviço tem previsão de término até o início

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu