6 filmes e séries para comemorar o Dia da Mulher

In Cultura, Geral

Aproveite o dia para conhecer a história de mulheres fortes.

Lucas Pazzaglini

Na data de 8 de março é comemorado o Dia da Mulher, um momento de celebração pelas conquistas alcançadas e de reafirmar o papel importante que a mulher representa para a sociedade. 

Para comemorar esse dia sem deixar de aproveitar para descansar um pouco, separamos alguns filmes e séries que contam histórias de mulheres fortes, determinadas e fora do padrão, para te inspirar nessa data tão importante. Aproveite!

1. Coisa Mais Linda

Se você está a procura de um romance de época com muito samba e bossa nova, essa é a escolha ideal. “Coisa mais linda” é uma série que conta a história de quatro mulheres muito diferentes vivendo entre o final da década de 50 e o começo dos anos 60. O período retratado na série foi marcado por diversas lutas protagonizadas pelas mulheres, e as personagens representam alguns dos desafios vivenciados. 

O foco da série está em explorar a amizade e cumplicidade que existe entre essas mulheres tão diferentes e únicas. Um espetáculo de figurinos de época, música boa e discursos reflexivos, Coisa Mais Linda está disponível na Netflix e é uma das séries brasileiras mais amadas pelo público!

2. Estrelas Além do Tempo

O filme lançado em 2016 conta a história de três mulheres pretas que trabalhavam para a NASA durante a Guerra Fria, em um momento em que ser mulher e ser preta era muito mais difícil do que hoje em dia. A segregação racial ainda era uma realidade, negros não eram aceitos nas escolas de brancos e as mulheres nem sequer tinham acesso as universidades. É nesse contexto que Katherine Johnson , Dorothy Vaughn e Mary Jackson ganham papel de destaque no lançamento de John Glenn em órbita.

Baseado em histórias reais, o filme retrata três mulheres lutando por seu espaço e conquistando até as estrelas, mesmo em meio ao racismo e preconceito. Não perca tempo e confira esse enredo de tirar o fôlego no Disney +.

3. A Mulher Rei

Protagonizado por Viola Davis, o filme lançado no ano passado conta a história de um grupo militar composto apenas por mulheres no Reino de Daomé, um dos mais poderosos da África nos séculos XVII e XIX. Viola é Nanica, a comandante dessas guerreiras, conhecidas como Agojie.

Juntas as mulheres combateram tribos rivais e colonizadores em um período que a escravidão era a principal moeda de troca. O longa rendeu a indicação de Viola Davis ao Globo de Ouro como melhor atriz. Assista na Amazon Prime, Google Play ou na Apple TV+.

4. As Telefonistas

Também um romance de época e centrado na história de quatro amigas, As Telefonistas se passa na Madri dos anos 20, retratando a vida de operadoras de telefonia, uma das poucas funções que as mulheres podiam exercer. Em meio ao ambiente de trabalho, as mulheres ainda têm que lidar com a vida romântica, inveja e ciúmes.

Em um período desfavorável às mulheres, As Telefonistas mostra como é possível se reinventar para conquistar seu espaço na sociedade. Disponível na Netflix e baseada em histórias reais, a série tem um enredo que te prende do começo ao fim!

5. Adoráveis Mulheres

A adaptação do livro de mesmo nome conta a história de uma família no ano de 1860. As irmãs March, extremamente diferentes entre si, desenvolvem suas histórias em um momento que suas escolhas eram restritas e suas vidas eram regradas. O elenco conta com nomes como, Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh, Eliza Scanlen, Laura Dern e Meryl Streep.

O longa compara os problemas do passado com os de hoje, quando as entrelinhas são observadas com interesse. Com muito romance, drama familiar e história, Adoráveis Mulheres é um filme que você vê e revê sem se cansar. Acesse já na Netflix.

6. Valente

Para encerrar nossa lista, não poderia faltar uma das animações mais clássicas da Disney Pixar. Valente conta a história de Merida, uma princesa viking que é obrigada a se casar com pretendentes de outras terras. Lutando pela sua liberdade e sendo eficaz com seu arco e flecha, Merida comete alguns erros pelo caminho, mas encontra paz com sua família e consigo mesma.

Mesmo sendo uma animação, a trama é emocionante e conta uma história de redenção, apoio e amor, em meio a muitas risadas e momentos reflexivos. Assista esse filme na plataforma Disney + e aproveite para ver com a família toda, para rir e chorar junto!

Todos esses filmes e séries contam histórias revolucionárias de mulheres que lutaram e mudaram seus destinos. Mesmo sendo obras ficcionais, o ensino é real, as mulheres pertencem a todo e qualquer lugar, tem tanta capacidade quanto qualquer um e são livres para tomar suas próprias decisões. 

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e prepare aquela noite de filmes! Vamos celebrar esse dia juntos!

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu