Enem 2023: confira dicas para se dar bem nesse domingo

In Educação, Geral

Saiba como se preparar para os dias do Exame Nacional do Ensino Médio.

André Felippe Teodosio

Domingo será realizada a prova do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) em todo o Brasil para jovens que estão disputando vagas em faculdades e universidades. O momento é especial para os alunos do último ano do ensino médio. O exame acontece todo ano e em 2023 será realizado nos dias 05 e 12 de novembro, a partir das 13h00, quando fecham os portões.

A prova tem o objetivo de medir a capacidade dos alunos, com o intuito de garantir a vaga dos aprovados em faculdades públicas ou faculdades particulares por meio de projetos como Prouni, Fies e bolsas de estudo. 

O exame possui duas etapas que serão realizadas em dois domingos. A prova é dividida em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. 

Além disso, a prova contém uma redação dissertativa-argumentativa com uma situação problema para o aluno realizar. Ao todo o exame possui 180 questões objetivas divididas em 90 questões para cada domingo e a redação que será avaliada de 0 a 1000.

Professores dão dicas importantes para a prova

Emmanuel Júnior, formado em história e professor na Educação Adventista, apresenta modos de como resolver as questões de ciências humanas. ”Eu acho que tem duas coisas importantes. A primeira delas é que geralmente o Enem trabalha muito a interdisciplinaridade. Então, você vai ver questões de filosofia, de sociologia, de geografia e não necessariamente de história numa só questão”, salienta.

O professor continuou com as dicas sobre a prova e sobre atenção na prova. “A segunda coisa é estar extremamente atento aos dados que são passados. Porque geralmente as questões de ciências humanas são questões que enrolam você e no final pedem uma coisa muito específica”, afirma.

Sóstenes França, formado em biologia detalha como resolver bem uma prova de ciências da natureza com ênfase em biologia. “Com relação à Biologia é importante ter muita atenção com a interpretação de textos da prova e leitura de imagens corretas”, confessa.

O biólogo ainda ressaltou pontos importantes sobre temas essenciais. “É importante também observar  as questões ambientais com relação aos impactos ao ambiente promovido pela poluição, também será necessário relembrar conceitos sobre citologia associando à biotecnologia”, frisa.

Quem também comenta sobre o Enem é a professora Evelyn Molinaro que ensina redação e linguagens. “É de extrema importância realizar o projeto de texto antes de fazer o rascunho em si. Isso porque, ao efetuá-lo, o candidato conseguirá inserir as informações que precisam estar presentes na redação”, pontua.

A professora ainda falou sobre dicas primordiais para se sair bem na redação. “Leia atentamente os textos motivadores e separe, pelo menos, 1h30min para a realização da redação. Não deixe para fazê-la por último, porque você já estará cansado da prova em si”, afirma. 

Expectativas para o Enem 

A estudante do primeiro ano, Allana Basílio, tem o intuito de realizar a prova como “treineira” para se acostumar com o exame para os anos que se seguem. “Esse ano eu faço o ENEM com o objetivo de me habituar com o dia da prova, a ficar na sala e resistir a essa prova do ENEM. Isso, para quando chegar no terceiro ano do ensino médio eu conseguir arrasar e dar o meu melhor”, comenta. 

Já a estudante Giovanna Falcão, 21, pretende realizar a prova com o objetivo de cursar medicina. “Eu procuro ser muito realista. O meu objetivo é passar no curso que eu quero, que é medicina. Então, eu estudei pensando nessa prova. Eu procurei focar realmente na área que eu preciso, mas não negligenciando as demais, porque tudo conta e é necessário pontuar”, conclui.

Foto: INEP

You may also read!

Jovens se sentem mais felizes sem o celular, diz pesquisa

Entenda como os adolescentes lidam com o tempo de tela. Luiza Strapassan O uso do celular entre os jovens

Read More...

Programas de exercícios melhoram a qualidade de vida de pacientes com câncer de mama metastático

A atividade física é benéfica para pacientes com câncer de mama avançado, melhorando a qualidade de vida, reduzindo a

Read More...

Hábito de roer as unhas atinge até 30% da população global

Roer as unhas pode parecer uma reação normal ao estresse e ansiedade, mas pode apresentar nocividade à saúde. Eduardo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu